Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o natal

Natal ou Dia de Natal é um feriado religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. Com várias simbologias, o natal é uma das celebrações cristãs mais importantes, sendo comemorado de formas diferentes em diversos países. Aproveitando que o mês de dezembro já chegou e as comemorações natalinas estão cada vez mais próximas, preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre o natal, que vão te fazer entrar no clima da festividade.

10. No dia 25 de dezembro é celebrado o nascimento de Jesus Cristo. Mas esta data só foi estabelecida no ano 350, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma, oficializou o dia para coincidir com uma festa pagã que homenageava o deus Sol Invictus no período do solstício de inverno (estação do Hemisfério Norte em dezembro).

9. As bolas de natal, usadas em decorações, fazem referência aos primeiros enfeites feitos de pedras e maçãs, que eram colocados nos pinheiros e carvalhos.

8. Os hinduístas reconhecem Cristo como a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião. Eles celebram o dia 25 de dezembro como a Festa das Luzes, pois, acreditam que o nascimento da luz venceu a escuridão.

7. Dentre os principais símbolos natalinos, ou aqueles que mais vemos, podemos citar o azevinho, que simboliza a vida, o bom pressentimento, podendo ser usado nas portas das casas, nas maçanetas, em velas e na própria árvore de natal.

6. Os presentes se tornaram uma tradição do natal, pois os três reis magos levaram incenso, ouro e mirra para serem oferecidos à Jesus Cristo, logo após o seu nascimento.

5.  Os judeus possuem sua própria celebração realizada no mesmo período. Conhecida originalmente como Chanuká, o evento relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após três anos de guerras. Os judeus não reconhecem Jesus como Filho de Deus.

4. Acredita-se que o presépio tenha sido uma criação de São Francisco de Assis para representar o nascimento de Jesus de forma mais realista. Escrituras da igreja católica relatam que este foi montado durante uma missa celebrada no ano de 1223, a que passaram a considerar como missa de Natal. A ideia foi tão bem simbolizada que rapidamente passou a ser adotada em outras igrejas europeias, podendo também ser montada nas casas e sendo propagada por todo o mundo.

3. A canção “Noite Feliz” foi criada na Áustria em 1818. Tudo começou com o padre Joseph Mohr que saiu atrás de um novo instrumento para substituir o órgão da igreja. Durante suas peregrinações, o reverendo teve a ideia de fazer imaginar de como teria sido a noite do nascimento de Jesus e anotar os detalhes. Após isso, procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia. A versão brasileira foi composta no século 19 pelo Frei austríaco Pedro Sinzig, que se naturalizou brasileiro em 1898.

2. O boneco de neve é uma tradição dos países frios, onde são colocadas duas bolas, sobrepostas, para fazer o corpo, usando uma cenoura para fazer o nariz, galhos para fazer os pés e os braços, além de outros adereços para deixá-lo mais enfeitado.

1. Existem diversas versões para o surgimento da árvore de Natal, mas a maioria dos registros aponta a Alemanha como o país de origem. A versão mais aceita é que o padre e fundador do protestantismo Martinho Lutero montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa no século 16. O objetivo era mostrar às crianças como era o céu na noite do nascimento de Cristo.