Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Planeta Vênus

Também chamado de Estrela Dalva, estrela da manhã, estrela da tarde e joia do céu, é considerado um planeta irmão da Terra. Isso decorre em virtude das similaridades de massa, densidade e volume entre ambos. A primeira missão à Vênus data de 1961. Chamou-se Venera 1 e era soviética, como a grande parte das missões feitas ao planeta. Até 2016 a última missão foi a Magellan, a qual teve início em maio de 1989 e terminou em agosto de 1990. Com esta, o número de missões era 26, das quais 19 foram soviéticas e 7, norte-americanas.

Confira agora as 10 melhores curiosidades de Vênus

Por: Barbara Zani

10. O perfil de Vênus
Diâmetro: 12,104 km;
Massa: 4,87 x 10 ^ 24 kg (81,5% do tamanho da Terra);
Luas: nenhuma;
Distância Órbita: 108.209.475 km;
Período de órbita: 225 dias;
Temperatura de superfície: 462 ° C;
Primeiro registro: século XVII a.C.

9. Galileu Galilei

Em 1610, o italiano  observou as fases de Vênus. Já a atmosfera do planeta foi estudada em 1761, pelo pesquisador russo Mikhail Lomonossov.

8. Ele é considerado o planeta gêmeo da Terra

Considerado o planeta mais parecido com a terra. Os dois são quase do mesmo tamanho e composição. A orbita de Vénus também é a mais próxima do nosso planeta

7. O núcleo

Com diâmetro de 6 mil quilômetros, é formado por ferro e coberto por um manto composto de rocha derretida. A superfície é composta principalmente por basalto, rocha de origem vulcânica. Também há grandes planícies, montanhas e pelo menos 1600 vulcões! Não há água na superfície – os cientistas acreditam que há pouca quantidade da substância na atmosfera.

6. Um dia em Vênus dura mais que um ano no planeta

Vênus leva aproximadamente 243 dias terrestres para completar uma única rotação, fazendo com que um dia em seja mais longo do que em qualquer outro planeta.

5. Vênus já teve água

Há bilhões de anos, o clima de Vênus poderia ter sido semelhante ao da Terra. Cientistas acreditam que Vênus já possuiu grandes quantidades de água ou oceanos. Porém eles estudando como essa agua sumiu, acredita-se que devido ao efeito estufa do planeta esta água evaporou há muito tempo, deixando a superfície do modo que é atualmente: quente e hostil para sustentar a vida.

4. O planeta mais brilhante do céu

Longe de ser o maior planeta do sistema solar. Venus tem uma característica perfeita devido sua proximidade com a Terra faz com que para nós ele seja o mais brilhante dos planetas no céu. A Lua é a única que brilha mais que o planeta. Devido a isso ele recebeu o seu nome em homenagem da deusa romana do amor e da beleza. Ele também era referido como “brilhante rainha do céu” pelos babilônios em 1581.

3. Nenhuma lua conhecida

O posicionamento do planeta em relação à Terra e ao Sol dá origem às fases de Vênus, parecidas com as da Lua. Durante as fases, a parte iluminada que vemos do planeta muda. As fases de Vênus só podem ser observadas com um telescópio, mas o planeta pode ser visto a olho nu, principalmente durante o amanhecer e o anoitecer, e aparece como um ponto brilhante perto do Sol.

2. Rotação 

O  único planeta do nosso sistema solar que gira no sentido anti-horário – se passássemos um dia inteiro por lá, veríamos o Sol nascer no oeste e se por no leste, ao contrário do que acontece na Terra.

1. Ele poderia ser mais fácil de colonizar do que Marte

Estudos na NASA afirmam que a atmosfera 50 quilômetros acima o solo de Vênus poderia ser adequada para humanos. Para isso, foram criados projetos de cidades flutuantes para o planeta. Devido as suas características  como a proximidade com a Terra, gravidade parecida e proximidade com o sol fazem com que ele seja um bom candidato para a colonização humana.