Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o Rock in Rio

Por Lígia Saba 

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do planeta. Sendo responsável por ter trazido ao Brasil inúmeros sucessos do rock internacional como Queen e Iron Maiden o festival é com certeza um dos mais admirados e requisitados pelo fãs de rock do mundo todo. Para comemorar o Dia Mundial do Rock, que é celebrado hoje (13), preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre o Rock in Rio.

10. Ozzy Osbourne foi o primeiro artista a confirmar presença em um Rock in Rio. O roqueiro, que tinha acabado de sair de uma clínica de reabilitação, se apresentou no dia 16 de janeiro de 1985, na edição de estreia do festival. Ele teve que assinar um contrato que proibia que devorasse morcegos no palco. Mais tarde, Ozzy Osbourne declarou em sua biografia que ficou decepcionado com o Brasil. O motivo? “Esperava encontrar garotas de Ipanema, mas não vi nenhuma. Havia só um monte de crianças pobres correndo pelo lugar como ratos”.

9.  Já o primeiro músico a pisar em um palco do Rock in Rio foi Ney Matogrosso. Ele abriu o festival com a canção “Desperta, América do Sul”, no dia 11 de janeiro de 1985. Havia 140 mil pessoas na plateia, na época recorde de público em espetáculos no Brasil.

8. Um público equivalente a cinco festivais de Woodstock assistiu à primeira edição do Rock in Rio. Foram 1,3 milhões de pessoas, distribuídas em dez dias de shows. Cada uma delas custou 8,5 dólares à organização do evento. Os ingressos, no entanto, foram vendidos a 20 mil cruzeiros (o mesmo que 30 dólares), valor que gerou lucro de 250% aos realizadores.

7. Ao longo de suas edições brasileiras, o Rock in Rio foi o responsável por promover a estreia de vários astros internacionais nos palcos daqui. Só na primeira edição, por exemplo, o evento trouxe Scorpions, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Yes, Rod Stewart e Whitesnake.

6. Na primeira edição do Rock in Rio, o McDonald’s vendeu 58 mil hambúrgueres em um único dia. Até hoje, é um recorde mundial. O público também consumiu 1,6 milhões de litros de bebidas (em quatro milhões de copos), 900 mil sanduíches, sete toneladas de massa e 500 mil fatias de pizza.

5. Ao longo de sua história, o Rock in Rio já recebeu  9,5 milhões de pessoas. Esse número é maior do que a população dos Emirados Árabes Unidos. O maior público em números absolutos foi justamente do primeiro Rock in Rio, em 1985, que aconteceu em uma área de 250.000 m² em Jacarepaguá. 1,38 milhão de pessoas presenciaram o evento.

4. O dia 11 de janeiro de 1985, que teve Queen, Iron Maiden, Whitesnake, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso, levou nada menos que 300 mil pessoas à Cidade do Rock, número maior que a população atual de Palmas (TO).

3.  A palavra “metaleiro” foi inventada durante a primeira edição do Rock in Rio. A Rede Globo, que fazia a cobertura exclusiva do festival, inventou o termo para se referir aos fãs de heavy metal. Num primeiro momento, os roqueiros não encararam bem o apelido – acharam pejorativo. Depois, no entanto, o nome pegou. Hoje, os próprios fãs do estilo musical se autodenominam “metaleiros”.

2. A segunda edição do Rock in Rio foi a que atraiu o menor público na história do evento. Foram cerca de 700 mil espectadores em nove dias de shows. Com 198 mil pessoas na plateia, a banda norueguesa A-HA foi quem conseguiu o maior público dessa edição do festival.

1. A Cidade do Rock, que abrigou o primeiro Rock in Rio, foi demolida depois do evento por ordens de Leonel Brizola, governador do Rio de Janeiro na época. Em 2001, no entanto, o espaço foi reconstruído para voltar a abrigar o festival. Para tanto, foram necessários 33 quilômetros de tecidos e 500 toneladas de aço. Foi montado um palco com 40 metros de altura e 88 metros de boca de cena.