Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre o surf

Por Lígia Saba 

Mais uma medalha para a conta do Brasil! O atleta brasileiro Ítalo Ferreira conquistou na madrugada de hoje (27) a medalha de ouro no surf masculino. O esporte é uma novidade dentro do Jogos Olímpicos e despertou o interesse de vários telespectadores. Se você é uma dessas pessoas que se interessou pelo surf vai adorar essa lista que o Diário do Estado preparou com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre o esporte.

10. Em 1778, ao “descobrir” o Havaí, o navegador inglês James Cook registrou a presença do que considerou um esporte bastante relaxante, praticado sobre pranchas de madeira. Segundo relatos, um rei indonésio chamado Tahito chegou ao Havaí muito antes de Cook e ensinou aos locais sua grande diversão na Polinésia: o surfe.

9.  O surfe é conhecido como “o esporte dos deuses”. Na Polinésia, somente os reis podiam praticá-lo em pé na prancha. Os súditos deveriam ficar deitados.

8. O surfista que ganhou mais prêmios e dinheiro com o esporte foi Kelly Slater, consagrado campeão do mundo por 11 vezes. O americano faturou mais de 700 mil dólares em prêmios em apenas um ano, isso sem contar o dinheiro dos patrocinadores.

7. O surfe, assim como o Havaí, permaneceu desconhecido até o início do século XX, quando o nome de Duke Paoa Kahanamoku, descendente da família real havaiana, despontou no cenário mundial. Nas Olimpíadas de 1912, aos 22 anos, Duke ganhou uma medalha de ouro ao bater o recorde dos 100 m nado livre e uma de prata no revezamento 4 x 100 m. Aproveitando as muitas entrevistas que dava, ele sempre mencionava a existência do surfe, dizendo ser assíduo frequentador da praia de Waikiki.

6. Anualmente, a Liga Mundial de Surfe (WSL) distribui cerca de US$ 100 mil em premiação para o campeão. Isso corresponde a R$ 350 mil.

5.  A prancha de surf feita de fibra de vidro foi inventada na década de 1940, durante a II Guerra Mundial. O criador desta prancha revolucionária foi o californiano Robert Simmons.

4. O Hang Loose, famoso gesto utilizado pelos surfistas para se cumprimentar, teria sua origem com um antigo rei havaiano. Segundo a lenda, ele tinha o costume de surfar e acenar para o público mas, justamente na mão que usava para dar “tchauzinho”, possuía apenas os dedos polegar e mindinho. Já seu nome surgiu no Havaí entre 1950 e 1960, e quer dizer “ficar numa boa, tranquilo, sossegado”.

3. No Brasil, o esporte surgiu com os turistas americanos que traziam suas pranchas para explorar os “picos” locais. Em 1938, foi fabricada a primeira prancha 100% brasileira. Na década de 70, o esporte virou uma febre entre os jovens.

2. A expressão “Brazilian Storm” (Tempestade Brasileira, em português) foi cunhada pela mídia estadunidense em 2011. Isso tudo por causa da onda de surfistas brasileiros que passaram a se destacar no esporte em nível mundial. vem se destacando no cenário mundial. Entre eles, Gabriel Medina (campeão mundial em 2014) e Adriano de Souza, o Mineirinho (campeão mundial em 2015).

1. Os primeiros campeonatos de surf no Brasil aconteceram em 1975, em Ubatuba (São Paulo) e Rio de Janeiro.