Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os Astecas

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.

Por: Barbara Zani

10. Os astecas eram descendentes de diversos povos, sobretudo dos mexicas, que imigraram de territórios que hoje compreendem o sul dos Estados Unidos e norte do México para a região do Vale do México.

9. Conta-se que o rei Montezuma II teria desconfiado dos primeiros europeus, e mesmo assim resolveu lhes fazer um agrado. Além de presentes, ofereceu um banquete de carne humana. Os espanhóis estranharam o cheiro, e quando descobriram do que se tratava, vomitaram imediatamente e não aceitaram mais nenhum alimento.

8. Se um asteca estivesse muito endividado, eles tinham a opção de se vender como escravos ou até mesmo negociar os filhos para isso.

7. A língua dos astecas, o náuatle, tinha um alfabeto com inúmeros desenhos e imagens, como os hieróglifos egípcios.

6. Os mexicas se estabeleceram numa ilha no lago Texcoco, onde fundaram a cidade de Tenochtitlán, em 1325. Tenochtitlán transformou-se em capital do império asteca e séculos depois, na capital do México – dessa vez como Cidade do México.

5. Os astecas foram um dos primeiros povos a investir na educação infantil.

4. O nome asteca foi criado pelos europeus, pois esse povo chamava a si mesmo de mexica ou tenochca.

3. Acredita-se que vírus e bactérias levadas pelos europeus tenham ajudado a dizimar cerca de 80% da população asteca. Como seus organismos não possuíam sistema imunológico preparado, eles sucumbiram a bactérias como a salmonela.

2. Os astecas falavam a língua nauátl, um idioma pré-colombiano em muitos aspectos parecidos com idiomas de povos indígenas dos Estados Unidos.

1. O espanhol Hernán Cortéz liderou os espanhóis numa batalha decisiva contra os astecas conhecida dos historiadores como Noite Triste. Os astecas tinham maior numero de soldados, mas os espanhóis tinha cavalos e canhões.