Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os cachorros

Por Lígia Saba 

Os cachorros são animais muito presentes em nossas vidas. Por terem altas doses de companheirismo, alegria e confiança, os cães são considerados os melhores amigos do homem e fazem parte de muitas família. Se você já teve um cachorro em sua vida, provavelmente acredita saber tudo sobre o universo canino, mas a verdade é que os cachorros não cansam de nos surpreender todos os dias, e fazer com que aprendamos cada vez mais sobre suas particularidades. Pensando nisso, separamos 10 fatos interessantes e curiosidades sobre os cachorros para te ajudar a saber mais sobre esses animais.

10. Eles possuem 42 dentes 

Assim como outros mamíferos, os cachorros nascem sem dentes, que começam a aparecer quando eles têm cerca de 3 semanas de vida. Até os dois meses, quase toda dentição já nasceu e é possível encontrar 28 dentinhos temporários. Entre quatro e seis meses, tem início a troca de dentes do pet. Ela acontece gradualmente e pode levar cerca de dois meses para ser concluída. Após os sete meses, o pet já está com a dentição completa, totalizando 42 dentes.

9. Filhotes 

Os filhotes de cachorro nascem surdos, cegos e sem dentes. Mas, em menos de três semanas de vida, já começam a adquirir os sentidos. E por falar em sentidos, o olfato dos cachorros é 1 milhão de vezes melhor do que o dos humanos.

8. Cães não são apenas carnívoros

Sim, nossos pets gostam de comer carne. Mas isso não significa que a dieta deles deva ser baseada apenas nestes alimentos. Uma das curiosidades sobre cães que mais chama a atenção é o fato de serem onívoros. Isso quer dizer que o organismo deles precisa de nutrientes extraídos de plantas e vegetais. Dessa forma, podemos dizer que tanto com fonte de alimento animal quanto vegetal eles são capazes de permanecerem saudáveis.

7. Impressão digital 

A impressão do focinho do cachorro é tão única quanto a nossa digital, inclusive pode ser usada para identificar o animal de forma eficaz.

6. Possuem uma terceira pálpebra

Membrana nictitante é o nome da terceira pálpebra que os cães possuem. É uma cartilagem em forma de T, que ajuda a limpar os olhos do pet, removendo o muco dos globos oculares. Também é importante para a produção de lágrimas e lubrificação dos olhos caninos.

5. Cachorros e o magnetismo da Terra 

Os cães fazem cocô em alinhamento com o campo magnético da Terra. Isso porque os cachorros são sensíveis a pequenas variações no campo. Eles fazem as necessidades com o corpo alinhado ao eixo Norte-Sul quando há poucas variações no magnetismo.

4. Cães não enxergam apenas preto e branco

Um dos principais mitos que falam sobre os cães é que eles não enxergam colorido. Na verdade, eles enxergam sim, porém, não conseguem distinguir todas elas. Isso acontece porque, diferente dos humanos, que possuem três cones receptores de cor, os cachorros têm apenas dois. Dessa forma, eles conseguem apenas perceber o que é azul e vermelho e os tons que derivam deles.

3. Cães comem pasto para aliviar problemas estomacais

Se você acha engraçadinho seu pet mastigando grama, fique de olho. Existem alguns motivos para eles fazerem isso, como desconfortos estomacais, má digestão, cólicas ou intestino preso. Quando ingerem pastos, matinhos ou outras folhas, os cães têm como objetivo expulsar o que está fazendo mal. Em outros casos, não há nada de errado com o animal e ele come pasto apenas porque gosta do sabor.

2. Chocolate pode ser fatal para cachorros

Convidar o pet com um pedacinho de chocolate pode ser bem perigoso para ele. Isso porque a teobromina, um dos ingredientes desse doce, quando ingerido pelos cães, estimula o sistema nervoso e o músculo cardíaco. Dessa forma, se for ingerida em grande quantidade pelo animal, pode causar sua morte.

1. Castração

Em 6 anos, uma fêmea pode gerar cerca de 66 filhotes. Por isso a castração é fundamental! Além disso, a castração de cachorro pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de mama e o câncer de próstata.