Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os cangurus

Por Lígia Saba 

Os cangurus são mamíferos australianos do grupo dos marsupiais, assim como os gambás e coalas. Eles fazem parte da família Macropodidae, sendo também chamados de macrópodes, que significa “pés grandes”. Mesmo tendo se tornado tão comuns em nossos imaginários, principalmente quando nos referimos a Austrália, onde estão situados a maior arte de espécies desses animais, os cangurus ainda têm muitos fatos interessantes que você provavelmente não sabe. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades para você conhecer um pouco mais sobre os cangurus.

10. Também pode ser encontrados fora da Austrália 

Apesar de cangurus serem comuns nesse país, eles não são exclusivos de lá. Você também pode ver cangurus na Tasmânia, Nova Guiné, e outras ilhas da região. O tipo de canguru encontrado na Nova Guiné é o canguru-arborícola, ele se assemelha ao canguru normal, mas é muito pequeno – do tamanho de um gato doméstico. E, como seu nome deixa claro, ele gosta de se pendurar em árvores.

9. Espécies

Existem predominantemente três espécies de cangurus: o vermelho (Macropus rufus), cinza oriental (Macropus giganteus) e cinza ocidental (Macropus fuliginosus). O maior deles é o vermelho, que pode medir até 1,5 metro e pesar 90 quilos.

8. Maiores masupiais 

Os cangurus são os únicos animais de grande porte no mundo que se locomovem saltitando. São considerados os maiores marsupial do planeta e o maior mamífero capaz de saltar para se deslocar.

7. Andam em grupos 

Os cangurus raramente são encontrados sozinhos, e eles gostam de viajar em grupos. Essas multidões também não viajam sem nenhuma organização ou estrutura. Eles quase sempre têm um líder, que geralmente é o maior macho do grupo. O líder exerce controle sobre os outros com força.

6. Locomoção 

Os cangurus têm duas patas traseiras grandes e potentes, com as quais se deslocam saltando a grandes velocidades. Ainda que a velocidade média de seu deslocamento seja entre 20 e 25 km/h, esse número pode chegar a até 70 km/h em distâncias curtas. Suas patas dianteiras servem para segurar os alimentos e escavar.

5. Cangurus-vermelhos 

Símbolo oficial da Austrália, os cangurus-vermelhos podem chegar a medir até dois metros, ser capazes de saltar até três metros de altura, cobrir distâncias de mais de 7,5 metros com um único salto e alcançar velocidades de mais de 65 quilômetros por hora!

4. Não precisam de muita água 

Os cangurus precisam de pouca água para viver, e têm a capacidade notável de passar vários meses sem beber nada. Quando os cangurus finalmente decidem que é o momento para se hidratar, eles gostam de cavar profundamente no chão para coletar a água da chuva. Esses pequenos reservatórios continuam a fornecer água para outros animais na área, muito depois que o canguru tiver terminado de beber.

3. Gestação 

Durante a gestação, as fêmeas permanecem com as crias no útero entre 33 e 38 dias, para depois parir um feto pequeno e indefeso (ocasionalmente podem parir dois), que mede apenas um par de centímetros. Então a mãe usa a língua para levar o filhote até a bolsa marsupial, onde carrega, alimenta e protege-o durante oito meses.

2. Outras espécies 

Existem 47 espécies diferentes de canguru,  e assim como os gatos, que são encontrados em uma grande variedade de tamanhos – desde o gato doméstico até um grande leão ou tigre – os cangurus podem mudar bastande de espécie para espécie. A menor delas é conhecida como o petrogale, que pesa apenas cerca de dois quilos. O maior é o canguru-vermelho, que pode pesar até 130 quilos.

1. Ameaças 

As principais ameaças aos cangurus são a raposa-vermelha, as aves de rapina e o dingo, espécie de cão selvagem típica da Austrália e da Ásia. Os carros também são muito perigosos para esses marsupiais: o índice de mortalidade dos cangurus por atropelamento de veículos nas estradas australianas é alto.