Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os cavalos marinhos

Por Lígia Saba 

Os cavalos marinhos são um gênero de peixes ósseos, pertencente à família Syngnathidae, de águas marinhas temperadas e tropicais. Nomeados por seus homólogos em terra, os cavalos marinhos são uma das criaturas marinhas mais distintas das profundezas, que já foram chamados de “monstro marinho” pelos gregos. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esses encantadores animais preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre os cavalos marinhos que você provavelmente ainda não sabe.

10. A fecundação dos cavalos marinhos é interna e o desenvolvimento do filhote ocorre no interior do corpo do macho. Como os peixes não possuem útero, o filhote cresce em uma cavidade que recebe o nome de cavidade ovariana ou folicular, que fornece nutrientes e gases aos ovos. O período gestacional varia, durando em média dois meses.

9. O cavalo-marinho origina aproximadamente 300 filhotes. Depois que nascem, os pequenos cavalos-marinhos, com apenas 2 milímetros, não dependem mais do seu pai. Apesar da grande quantidade de animais nascidos, apenas uma pequena parcela sobrevive até a fase adulta, pois são frequentemente comidos por peixes maiores.

8. Os cavalos-marinhos são animais ameaçados de extinção, principalmente em decorrência da pesca predatória e da destruição do local onde vivem. Esses graciosos bichinhos são frequentemente capturados para servirem de peça decorativa ou para serem colocados em aquários.

7. A origem do nome vem do grego antigo, hippos (cavalo) e kampos (monstro marinho), isso porque os cavalos marinhos habitam o imaginário popular desde a mitologia grega onde o “hipocampo” servia de companhia e montaria às nereidas (“sereias”). E também como animal de tração na carruagem de Poseidon, Deus das profundezas do mar. Além disso, histórias de enormes cavalos marinhos habitando um mundo subaquático nas ondas do oceano, são também uma provável fonte de inspiração para mitos envolvendo dragões.

6. Os cavalos marinhos são carnívoros e se alimentam de pequenos crustáceos e outros seres quase invisíveis, chamados de plânctons, os adultos podem também comer larvas de outros peixes. Essa alimentação é feita por meio de sucção com o focinho.

5. São encontrados nos mares de regiões tropicais, subtropicais e temperadas, exceto em regiões geladas, como a Antártica. Mas algumas espécies podem também ser encontradas em estuários, bancos de gramas marinhas e recifes de coral.

4. São importantes na teia alimentar da fauna marinha e estuarina, já que controlam populações de algumas espécies de animais que vivem no fundo do mar. De modo que, sem os cavalos marinhos, haveria desequilíbrio nesses ecossistemas.

3. O tamanho médio do cavalo marinho varia entre 1,5 a 34 cm e sua vida útil só dura de um a quatro anos.

2. Para evitar predadores, os cavalos-marinhos nadam e se misturam na cor das plantas subaquáticas.

1. Existem cerca de 47 espécies de cavalos-marinhos distribuídas pelo mundo. Dessas, somente 10 podem ser encontradas ne América.