Press "Enter" to skip to content

10 Curiosidades sobre os Cavalos

Cavalo (Equus ferus caballus) é uma das duas subespécies existentes do gênero Equus. É um mamífero quase-isolactoose pertencente à taxonomia biológica Coma. Durante a evolução deste cavalo de 45 a 55 milhões de anos atrás, o Eohippus, um pequeno animal com vários dedos, evoluiu para um grande animal com um único dedo. Os humanos começaram a domesticar cavalos por volta de 4.000 aC, e acredita-se que sua domesticação seja comum desde 3.000 aC. Embora algumas populações domesticadas vivam na natureza como cavalos selvagens, os cavalos da subespécie caballus foram domesticados.

Confira agora 10 curiosidades sobre os cavalos

Por: Barbara Zani

10. Ter e manter cavalos demanda mais do que simplesmente lhes dar comida e água. Independentemente de serem animais de fazendas, de competição, de cavalgadas ou outros, eles precisam de refeições balanceadas, acompanhamento veterinário e outros cuidados. Existe uma verdadeira indústria de cavalos responsável por prepara-los para competições e selecionar os melhores exemplares para reprodução. Anualmente, esse mercado gera em torno de US$ 39 milhões de dólares só nos Estados Unidos.

9.  Repare se você for um dia em uma loja de departamentos nos Estados Unidos que a sessão de perfumaria fica na entrada. Boa parte das lojas segue esse padrão como um reflexo de um hábito nascido no Velho Oeste. Os cavalos faziam suas necessidades em todo lugar, sem restrição, inclusive na porta das lojas. O cheiro não era dos melhores e os perfumes ajudavam a mascarar.

8. Uma das principais curiosidades sobre cavalos diz respeito a imagens curiosas em que os eles aparecem com o lábio superior enrolado e os dentes à mostra, como se estivessem dando um amplo sorriso. Apesar de ser bem legal imaginar que esses animais sorriem para nós, temos que avisar que na verdade é uma técnica usada para ampliar o alcance das narinas.

7. O chamado reflexo flehmen ajuda os equinos a detectar cheiros flutuando no ar por meio das suas glândulas olfatórias, o movimento objetiva tornar seu nariz mais potente. É mais fácil ver cavalos do que éguas usando essa estratégia, em especial quando querem investigar a parceira com que pretendem acasalar.

6. De acordo com artigo científico da Revista Science, de 2018, os cavalos selvagens estão extintos. Acredita-se que um grupo de cavalos da Mongólia era o último representante dos animais selvagens, mas uma investigação a respeito de suas características genéticas desvendou que eles, na verdade, eram descendentes de uma espécie que foi domesticada há mais ou menos cinco mil anos.

5.  A forma de nomear cavalos é bem diferente daquela usada para dar nomes a pets, como cães e gatos, por exemplo. Há certa superstição na hora de nomear um animal de competição. Os nomes, geralmente são fortes para intimidar nas competições, em alguns lugares há a limitação de 18 caracteres para que não fiquem muito longos. Além disso, não podem ser obscenos, semelhantes com outros animais da competição ou racistas.

4. Cavalos não conseguem vomitar da forma convencional, o refluxo desses animais é expelido pelas narinas. Então, se estiver perto de um equino e ele for espirrar é melhor sair de perto, vai que não é só espirro, não é mesmo?

3.  Cavalos domesticados usam ferradura o acessório de metal funciona como uma espécie de sapato. O casco do animal é feito de queratina = e, por isso, não apresenta boa tração. O jeito é calçar o cavalo com a ferradura, o que evita escorregões e amortece o impacto, absorvendo choques.

2. Uma das mais antigas e renomadas raças de cavalos do mundo, o cavalo árabe tem uma silhueta bem característica, suas costelas são largas, sua calda alta e sua cabeça tem uma forma única. Um dos motivos para esse cavalo ser considerado especial é o fato de poder correr 160 quilômetros sem precisar de pausa. Estima-se que eles apareceram no mundo há mais de 4.500 anos, os beduínos seriam os responsáveis pela criação da raça.

1.  O cavalo mais velho já registrado faleceu com 62 anos de idade, no dia 27 de novembro de 1822. Chamado de Old Billy, esse equino passou sua vida toda em Manchester, na Inglaterra.