Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os coalas

Por Lígia Saba 

Famosos habitantes da Austrália, os coalas são mamíferos marsupiais herbívoros arbóreos. É o único representante existente da família Phascolarctidae e seus parentes vivos mais próximos são os vombates, que são membros da família Vombatidae. É facilmente reconhecível por seu corpo robusto e sem cauda, uma cabeça grande com orelhas redondas e macias, e um nariz grande em forma de colher. O coala tem um comprimento de corpo de 60 a 85 cm e pesa de 4 a 15 kg. A cor do pelo varia de cinza prateado a marrom chocolate. Para conhecer um pouco mais sobre esses animais originais de outro continente preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre os coalas.

10.  Os coalas abraçam as árvores para manterem-se refrescados. Os cientistas usaram câmeras térmicas para ver alguns coalas em árvores e perceberam que quando o clima estava quente, os animais se moviam para as partes mais baixas das árvores e pressionavam seus corpos para perto dos troncos, o que refresca os seus corpos.

9. Você sabia que os coalas possuem digitais? E o mais interessante de tudo: as digitais dos coalas são muito parecidas com as dos seres humanos, tanto que elas podem ser confundidas na hora em que crimes estão sendo investigados.

8. Embora eles sejam chamados em alguns lugares de “ursos coalas”, os coalas são marsupiais e, por isso, não guardam nenhuma relação com os ursos.

7. Estimativas apontam que hoje menos de 80.000 coalas continuam a habitar a Austrália, e na verdade os números podem ser bem mais baixos do que isso, chegando a 43.000 animais. Muito de seu habitat natural já foi perdido, e por isso é extremamente importante que o restante seja salvo do desmatamento.

6. As mães coalas dão tudo o que podem para que os seus filhotes cresçam saudáveis. Quando já estão grandes demais para tomar leite, mas pequenos demais para comer folhas de eucalipto, os filhotes de coala se alimentam do cocô de sua mãe. Isso porque o cocô é repleto de microorganismos que preparam o sistema digestivo dos pequenos coalas para comer as folhas de eucalipto no futuro.

5. Acredita-se que o nome “coala” vem de uma palavra aborígene que significa “não beber”. Isso porque, embora os coalas bebam água ocasionalmente, boa parte da hidratação deles é suprida somente com a água naturalmente presente nas folhas de eucalipto de que eles se alimentam.

4. Não é novidade para ninguém que a dieta dos coalas adultos é composta de folhas de eucalipto. Apesar dos coalas comerem mais ou menos meio quilo de folhas de eucalipto todos os dias eles são muito exigentes na hora de se alimentar, e tendem a escolher entre trinta das seiscentas variedades de árvores de eucalipto que existem no mundo.

3. Um coala recém-nascido é do tamanho de um grão de feijão. Por esse motivo, os filhotes demoram um tempo para ganhar o aspecto adorável que conhecemos. Além disso, os bichinhos nascem cegos, sem orelhas e sem pelos.

2. Depois do nascimento, a mamãe-coala carrega seu bebê na bolsa por cerca de seis meses. Após esse período, o filhote se instala nas costas ou na barriga da mãe e ali permanece até completar seu primeiro ano.

1. Os coalas parecem animais fofos e macios, mas sua impressão seria outra se você tivesse a oportunidade de tocar um deles. Esses animais tem uma pelagem grossa que os protege tanto do calor quanto do frio e serve para repelir a água. Surpreendentemente, os coalas tem o pelo mais grosso entre os marsupiais.