Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os elefantes

Por Lígia Saba 

De deus hindu a tema de filme da Disney, o elefante está presente em nosso imaginário, mas existem muitas coisas sobre eles que você provavelmente ainda não conhece. Os maiores mamíferos do planeta impressionam não só pelo seu tamanho e pela sua impressionante memória, mas também por seus hábitos sociais. Conheça 10 fatos interessantes e curiosidades sobre esses mamíferos.

10. Quando em perigo, os elefantes formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos. Eles são muito ligados uns aos outros, e parecem sofrer com a morte de um membro do grupo.

9. Esses mamíferos possuem audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo.

8. O elefante africano e o elefante asiático são as duas únicas espécies restantes dos grandes mamíferos que habitavam a Terra na pré-história. Entre os elefantes asiáticos, só os machos possuem presas, que são os dentes superiores que ficaram muito grandes. No caso dos elefantes africanos, machos e fêmeas apresentam presas.

7. Os elefantes ficam fascinados com ossadas de outros elefantes mortos. Eles passam horas admirando e explorando o material. Porém nunca houve nenhum registro, entretanto, da existência de um “cemitério de elefantes”, como prega o mito popular.

6. O elefante africano é o maior mamífero terrestre.

5. As orelhas do elefante servem para dissipar calor. Cobertas de pequenas veias, elas facilitam a dispersão do calor, o que mantém a temperatura corporal do animal.

4. Elefantes realmente adoram água e gostam de se banhar com suas trombas.

3. A gestação de um elefante é a mais longa do planeta. A gravidez dura cerca de 22 meses. Em geral, eles só dão à luz um bebê por vez.

2. Elefantes são um dos poucos animais que se reconhecem no espelho, junto com golfinhos, orcas, pegas (ave da família dos corvos), algumas espécies de macaco e, claro, os humanos.

1. Fêmeas vivem em grupos com cerca de 10 animais. Todas são lideradas pela matriarca, em geral, a mais velha. Os machos deixam as fêmeas quando atingem a adolescência, com aproximadamente 12 anos de idade, e permanecem em grupos de jovens, até que atingem a maturidade e estão prontos para se virarem sozinhos.