Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os insetos que provavelmente você não sabia

As pequenas criaturas que amedrontam muitas pessoas por aí  carregam em com elas características bastante peculiares, únicas, e interessantes.

Confira as 10 curiosidades sobre esses bichinhos que causam muito medo nas pessoas.

Por: Bárbara Zani

10- Os pernilongos não cantam. O som que fazem é apenas a vibração de suas asas.

9- Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilômetros quadrados. Eles comem diariamente um volume equivalente à alimentação de 2.500 pessoas.

8- A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilômetros por hora.

7- Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni

6- A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas, em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.

5- Existem 900 mil espécies de insetos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir espécies ainda desconhecidas.

4- Na Terra, existem mais espécies de besouros do que de qualquer outra criatura. O número chega a 250 mil. Um besouro consegue carregar um peso equivalente a 850 vezes o seu. O maior besouro do planeta, que tem um diâmetro de 20 centímetros, vive na Amazônia.

3-O corpo das moscas é todo coberto de pelos, que funcionam como radares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos no ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objeto sólido cria uma flutuação no ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe fatídico

2- Os escorpiões não são insetos São aracnídeos de oito patas que fazem parte de um grupo maior, os artrópodes (patas articuladas). Esse grupo abrange insetos (formigas, baratas), aracnídeos, crustáceos (camarão, caranguejo), quilópodes (lacraia) e diplópodes (piolho de cobra).

1- As borboletas são coloridas para atrapalhar os pássaros que as caçam. Ao baterem as asas, refletem o sol nos olhos de seus predadores e tem mais chance de escapar.