Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os leões marinhos

Por Lígia Saba 

O leão-marinho é um mamífero semiaquático, que vive em regiões de baixas temperaturas e alimenta-se principalmente de peixes e de moluscos. Esse animais são grandes nadadores, e nadam usando suas longas e poderosas nadadeiras dianteiras e traseiras podendo atingir velocidades de quase 20 milhas por hora na água. Para te ajudar a conhecer mais sobre esses animais preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabia sobre os leões marinhos.

10. Os leões marinhos podem nadar em rajadas de até 40 km/h, mas normalmente nadam em torno de 11 mph. Em média, vivem cerca de 20 anos, mas sabe-se que alguns vivem até 30 anos ou mais.

9. Existem sete espécies diferentes de leões marinhos: 1) Leão-marinho da Califórnia, 2) Leão-marinho Steller, 3) Leão-marinho australiano (em perigo), 4) Leão-marinho de Galápagos (em perigo), 5) Leão-marinho da Nova Zelândia (em perigo), 6 ) Leão-marinho da América do Sul e 7) Leão-marinho japonês (extinto).

8. Tanto os leões marinhos quanto as focas são mamíferos marinhos chamados de “pinípedes”, que significa “pés de nadadeira” ou “pés de penas”, mas são diferentes de várias maneiras. Os leões marinhos são marrons, latem ruidosamente, “andam” em terra usando grandes nadadeiras e têm abas de orelha visíveis.

7. Os leões marinhos podem mergulhar a até 300 metros de profundidade e podem ficar submersos por mais de meia hora.

6. Apresentam dimorfismo extremo. Os machos adultos podem ser até quatro vezes maiores que as fêmeas adultas.

5. O maior leão marinho é o leão marinho Steller, que ode pesar até 1.000 kg, e crescer até 3 metros. Esses animais marinhos consomem cerca de 5 a 8% de seu peso corporal, que equivale a 6,8 a 15,6 kg, em uma única alimentação.

4. São muito sociais em terra e na água. Eles adoram deitar um ao lado do outro e até mesmo um em cima do outro.

3. As nadadeiras de um leão marinho agem como um sistema embutido de aquecimento e resfriamento. Quando está frio, os vasos sanguíneos nas nadadeiras se contraem e, quando está quente, o sangue circula para ajudar a manter o leão-marinho resfriado.

2. Os leões marinhos vivem ao longo da costa e das ilhas do Oceano Pacífico. Os cientistas não sabem ao certo por que eles não vivem no norte do Oceano Atlântico, uma vez que, a temperatura e o suprimento de alimentos são compatíveis com o habitat e a dieta do leão-marinho.

1. O governo dos Estados Unidos treina leões marinhos para encontrar e recuperar equipamentos perdidos no mar e para identificar intrusos nadando em áreas restritas. Embora os leões-marinhos não tenham sonar como os golfinhos, eles têm uma visão excelente.