Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os pinguins

Os pinguins são aves com corpo hidrodinâmico e adaptadas à natação. Esses animais pertencem à ordem Sphenisciformes, e, atualmente, são descritas 18 espécies, distribuídas do continente Antártico até as ilhas Galápagos. As espécies variam muito em tamanho, existindo algumas que atingem mais de 1 metro. A grande maioria das espécies apresenta as costas e a cabeça pretas e o peito branco. Alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos e servem de presa para animais como tubarões, leões-marinhos, focas e baleias. Famosos por seu andar atrapalhado, as pequenas aves típicas de climas frios no hemisfério sul são sociáveis e rendem lindas fotos na natureza. Confira abaixo 10 fatos interessantes e curiosidades que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre os pinguins.

10. Tamanho 

A espécie de pinguim mais alta é o imperador, que pode chegar a medir 1,20 metros. A menor epécie de pinguim é a azul, que mede cerca de 40 centímetros.

9. Corpo impermeabilizado 

Os pinguins ficam debaixo d’água boa parte do tempo. Por isso, impermeabilizam o corpo, usando uma secreção que sai da cloaca. Com o bico, eles esfregam a secreção na ponta do rabo e depois nas penas.

8. Do voo ao nado 

Pinguins tinham asas e podiam voar, mas durante a evolução as asas foram adaptadas para nadadeiras, para suprir a necessidade de viver em ambientes aquáticos.

7. Idade 

Os fósseis indicam que os pinguins mais antigos existiram há mais ou menos 60 milhões de anos, o que quer dizer que um ancestral dos pássaros que nós conhecemos hoje sobreviveu a extinção em massa dos dinossauros.

6. Nome

Etimologicamente, pinguim não deriva de nenhuma palavra inglesa, francesa, espanhola, ou qualquer outra vinda do latim. O mais próximo descoberto é a referenciado ao holandês e inglês após exploradores europeus descobrirem as aves ao sul (já que pinguins são nativos desta região): “pen gwyn”, que significa cabeça branca em galês.

5. Pinguim na geladeira 

O hábito de colocar estátuas de pinguins em cima da geladeira surgiu na década de 1950, quando a fábrica de refrigeradores Kevinator começou a mandar bonecos de pinguins como lembranças para as lojas.

4. Alimentação 

Os pinguins ingerem grandes quantidades de água do mar enquanto estão caçando por peixes para se alimentar, mas uma glândula especial que se localiza atrás de seus olhos – a glândula supraorbital – filtra toda a água salgada de sua corrente sanguínea. Os pinguins eliminam a água através de seus bicos, ou espirrando.

3. Ótimos nadadores 

Pinguins tem um andar desajeitado? Pode até ser, mas são bem eficientes submersos: eles podem se mover a uma velocidade total de 6 a 12 km/h. Eles também podem mergulhar em grandes profundidades: até 565 metros por 22 minutos.

2. Reprodução 

O pinguim não é nada romântico. para dizer a uma fêmea que deseja acasalar, ele atira uma pedra em sua cabeça. Porém, quando ela o aceita, os dois se abraçam e emitem sons juntos, quase que como uma canção de amor. Além disso, a maior parte dos pinguins se juntam com o mesmo parceiro do sexo oposto estação após estação.

1. Aquecimento 

Apesar de serem criaturas bem solidárias, como na Antártida a temperatura pode chegar a -60ºC, é normal encontrar “montinhos” de pinguins em busca de calor: um fica no centro rodeado por outros para se aquecer. Este esquema é feito por revezamento, assim todos podem ser beneficiados.