Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre Picasso

Nascido em Málaga, Andaluzia, Espanha, e seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomicino Maria de los Rey Médios Cipriano della Santisima Trinidad Ruiz Picasso, Maria Picasso Lopez e José Ruiz Blasco. Antes e depois de seu nascimento, houve várias lendas, algumas das quais Picasso tentou promover. Segundo um deles, Pablo morreu e a parteira voltou sua atenção para a mãe acamada. Só o médico Don Salvador sufocou seu rosto com um charuto e o salvou da sufocação. A fumaça fez Picasso chorar. Picasso, portanto, descreveu a biografia de Picasso para seu biógrafo, que nasceu em 25 de outubro de 1881, com a idade de 11 horas.

Confira as 10 curiosidades do artista mais renomado na Arte

Por: Barbara Zani

10. Picasso sempre teve seu trabalho elogiado pela crítica e pelo público. sendo assim, suas obras sempre se mantinham entre os leilões como as mais caras e, consequentemente, entre as mais desejadas. Especialistas indicam que mais de 1.100 obras de Picasso foram roubadas.

9. Sua primeira pintura, chamada de “O Picador”, foi concluída quando ele tinha nove anos. O gênio foi admitido na Escola de Belas Artes de Barcelona aos trezes anos. Ele foi capaz de realizar em apenas uma semana o exame de admissão, que normalmente levava um mês para ser concluído.

8. Quando Picasso tinha apenas treze anos, seu pai o encontrou pintando um esboço inacabado de um pombo de Ruiz. Devido ao talento reconhecido pelo seu pai que ficou tão impressionado com Picasso, que acabou  anunciou sua saída do mundo das artes, pois seu filho adolescente já havia superado sua capacidade artística. Com isso, pai e filho passariam a ter um relacionamento instável, repleto de disputa e de discussões.

7. Picasso foi pintor, escultor, ceramista, poeta, dramaturgo e cenógrafo. Ele desenhou cenários cubistas e figurinos para várias produções, que se tornaram mais celebradas com o tempo. Produziu mais de 300 poemas e escreveu duas peças de longa-metragem.

6. Em 1911, Picasso tinha 29 anos, quando o correu o roubo da Mona Lisa do Louvre. Ele chegou a ser interrogado como suspeito de ter roubado o quadro. Alguns anos depois, a polícia descobriu que um funcionário italiano do Louvre é quem tinha furtado a pintura mais famosa do mundo.

5. Picasso inventou a colagem como a conhecemos atualmente junto com Georges Braque, co-fundador do cubismo. Ele foi o pioneiro a usar a técnica que mistura pintura com fragmentos de papel de parede e recortes de jornais colados na tela.

4.  Ao longo da sua carreira de 75 anos, Picasso produziu 13.500 pinturas e desenhos, 100.000 impressões e gravuras, 34.000 ilustrações de livros, 300 esculturas e cerâmicas, e 300 poemas.

3. José Ruiz y Blasco, era pintor e professor de arte. Ele foi responsável por começar a educação artística de Picasso aos sete anos, impondo uma rígida disciplina acadêmica que desafiou as habilidades de Picasso desde a infância

2. Seu nome completo era enorme: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Mártir Patricio Clito Ruíz y Picasso. Curiosamente, seu famoso sobrenome vem de sua mãe, María Picasso y López.

1. Para quem acha que ele foi desenvolvendo o amor pela arte ao longo do seu crescimento está um pouco enganado, Picasso disse ‘piz’, como sua primeira palavra que é a abreviação de lápis.