Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre pizzas

Por Lígia Saba 

Famosas no mundo inteiro as pizzas são um prato de origem Italiana, que consiste  em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, normalmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno. Para você conhecer um pouco mais sobre esse prato típico tão adorado no Brasil e em outros países, preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre as pizzas, que você provavelmente ainda não ouviu falar.

10. Dezenas de países do mundo consomem pizza, mas você já parou para pensar como a receita saiu da Itália e fez tanto sucesso em outras nações? A resposta mais aceita é a facilidade de encontrar os ingredientes e as várias opções de cobertura que podem ser colocadas. Para ter uma noção, a massa da pizza é feita de trigo, água, azeite, sal, fermento e açúcar, itens presentes em praticamente todos os lugares.

9.  Para muitos estudiosos, a teoria de que a pizza foi inventada na Itália não é totalmente verdadeira, uma vez que, no século 6 a.C. os soldados já assavam um pão achatado em seus escudos, que pode ter sido uma espécie de precursora da pizza moderna que comemos hoje.

8. A primeira pizzaria do mundo chama-se Antica Pizzeria Port’Alba, e foi fundada em 1830, em Nápoles. O mais impressionante é que o estabelecimento continua aberto e recebendo clientes até hoje.

7. Manjericão, queijo e molho de tomate: esses três ingredientes simples compõem um dos recheios mais famosas do mundo da pizza. Criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, por muitos considerado um profissional chave no desenvolvimento da versão moderna do alimento, a pizza Margherita foi criada para a rainha Margherita de Sabóia.

6. A massa da pizza com o molho de tomate parece ser a combinação perfeita, mas o tomate nem sempre foi ingrediente essencial das pizzas no passado. Ele passou a ser usado como complemento da massa no século XVI, quando o tomate se popularizou no continente europeu.

5. Em 2009, a União Europeia reconheceu que Nápoles é realmente o berço da versão mais moderna da pizza. A discussão pôs fim a uma batalha que já durava mais de quatro séculos.   É de Nápoles também a origem da pizza napolitana, que tem como ingredientes apenas tomates e mozarela de búfala.

4. Durante vários anos, na época de reis e rainhas, a pizza era um prato bastante consumido pelos pobres, por conta de seus ingredientes e facilidade de preparo. Por conta disso, os nobres não eram tão adeptos da pizza.

3. A famosa frase “acabar em pizza”, é uma expressão criada no Brasil, mais especificamente como origem no time de futebol paulista, Palmeiras. Na década de 50, os diretores do Palmeiras acabaram se envolvendo em um discussão durante uma de suas reuniões. Para acalmar os ânimos, todos foram convidados a visitar uma pizzaria e acabaram por deixar a confusão para trás.

2. A pizza é taõ popular no Brasil que tem até o seu dia! Em 1985, o então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho estava à frente de um concurso estadual para eleger as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita de São Paulo. A data para o encerramento do evento foi dia 10 de julho, que acabou sendo instituído como o Dia da Pizza justamente pelo sucesso da competição.

1. Com tanta história e adaptações ao redor do mundo, já estava na hora deste alimento ser reconhecido como patrimônio. A “vera pizza napoletana”, ou a pizza napolitana em português, foi declarada pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade em 2017.