Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre saúde bucal

Nesta segunda-feira (25), é comemorado no Brasil o Dia do Dentista. A data homenageia os profissionais responsáveis pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias. Em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que remete a criação do curso de Odontologia no país, por meio do Decreto nº 9.311, em 25 de outubro de 1884, quando forma instituídos os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Para celebrar da data e homenagear estes profissionais, preparamos uma lista com 10 dicas e curiosidades para te ajudar a manter sua saúde bucal.

10. A escovação pode afetar sua gengiva 

A ação de escovar os dentes, não é a única parte que devemos nos preocupar na hora da higiene, a gengiva também está incluída. A forma como realizamos a escovação pode influenciar, também, na saúde do tecido. Para que o resultado deste ritual seja positivo e saudável, é importante estar atento a alguns detalhes. A escova deve ser com cerdas macias e os movimentos realizados, leves. Tudo isso dentro de 2 minutos garante uma limpeza eficiente.

9. Uma boa alimentação é essencial 

A boca é a porta de entrada para muitos problemas de saúde e sofre influência direta do nosso estilo de alimentação. Evite a ingestão de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcares. Eles fragilizam a estrutura dos dentes e os tornam mais suscetíveis a problemas como cáries. Invista em frutas, verduras, carnes e derivados do leite magro. Dessa forma, você garante a ingestão necessária de cálcio, minerais e vitaminas que fortalecem os tecidos bucais e toda a estrutura óssea.

8. Passe sempre fio dental

Muitas pessoas acreditam que usar apenas a escova e creme dental seja suficiente para uma higiene bucal adequada, no entanto, os espaços próximos a gengiva e entre os dentes, só são higienizados através do uso do fio dental.  O fio dental é necessário para remover os alimentos que estão entre os dentes, afim de evitar a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de bactérias.

7. Não é preciso o uso de muito creme dental 

Ao contrário do que costumamos ver por aí, não é saudável usar muito creme dental para escovar os dentes. Essa quantidade exagerada pode resultar em problemas, como a fluorose dentária na infância. A porção exata do produto costuma variar em cada momento da vida, começando com meio grão de arroz quando criança, até chegar a um grão de ervilha na fase adulta.

6. Consultas com dentistas devem fazer parte do pré-natal 

Muitos não sabem, mas a gestação é um período que pode causar várias alterações orais devido, principalmente, às oscilações hormonais. A imunidade costuma cair e é relativamente alto o número de casos de gengivite e outras infecções bucais durante a gravidez. Essas doenças orais podem trazer problemas ao bebê, como nascimentos prematuros e crianças abaixo do peso. Por isso, quem planeja engravidar deve consultar seu dentista e pedir uma avaliação criteriosa. E se já estiver grávida, o acompanhamento de um especialista deve ser incluído na rotina de cuidados e exames pré-natais.

5. O tempo correto para escovação é de 2 min 

Para escovar os dentes de forma eficaz é necessário escovar cada arcada por um minuto, para que todos os espaços sejam limpos corretamente. Além disso, vale lembrar que a escova deve estar posicionada a 45º graus em relação ao dente.

4. Alimentos gelados e quentes não causam sensibilidade 

Muita gente pensa que bebendo um copo d’água bem gelado pode ser a causa de dentes sensíveis. Mas não é bem por aí. Sentir dor ao ingerir alimentos em temperaturas geladas ou quentes não é normal. Esse fenômeno é sintoma da sensibilidade dentária já instalada. A real causa do problema é a retração gengival, resultado de uma escovação feita com muita força.

3. Estresse prejudica a saúde bucal 

Muito se fala sobre os prejuízos do estresse para a saúde, como insônia, irritabilidade e até doenças cardiorrespiratórias. Mas o estresse também torna a região bucal mais suscetível a inflamações, infecções e cáries.

2. Dentes mais brancos não são sinônimo de saúde

Apesar da popularidade de tratamentos para clareamento dental, os especialistas apontam que é natural que os dentes amarelem com o envelhecimento e também devido a alguns itens da alimentação. Além disso, o uso de clareadores sem a supervisão do dentista pode ser prejudicial a integridade do dente. Por isso, é importante tomar cuidado com tratamentos “feitos em casa”, pois eles são agressivos ao dente prejudicando de forma permanente e irreversível a estrutura dentária, ou seja, o esmalte dental.

1. Mau hálito 

Comer uma refeição bem temperada pode te deixar com mau hálito o dia inteiro. Mas não são apenas os alimentos que deixam esse cheiro ruim na boca. O acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na língua é outro motivo para desencadear a halitose. Essa camada de biofilme é nada menos que um dos reflexos da falta de higiene bucal.