Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre vinhos

Por Lígia Saba 

O vinho remonta a diversos períodos da humanidade, basta você assistir um seriado ou um filme de época e em algum momento irá se deparar com alguém bebendo vinho. Isso não é invenção dos roteirista, tudo indica que cada cultura fala do surgimento do vinho de uma maneira diferente. Os cristãos, embasados no antigo testamento, acreditam que foi Noé quem plantou um vinhedo e com ele produziu o primeiro vinho do mundo. Já os gregos, consideraram a bebida uma dádiva dos deuses, e assim por diante. O que importa é que hoje os vinhos fazem enorme sucesso com a população de diversos países. Para quem gosta de apreciar um bom vinho preparamos uma lisa com 10 curiosidades sobre essa bebida, que você provavelmente ainda não sabia. Vem conferir!

10. Na Grécia antiga, em ocasiões onde se bebia vinho, o anfitrião dava o primeiro gole para provar que aquele não estava envenenado. Daí surgiu a expressão “saúde! ”.

9. São necessárias em média 300 uvas para produzir uma garrafa de vinhos. O valor exato depende de como foi feita a fermentação e das condições das uvas que foram utilizada. Mas falando em valor médio para um vinho de produção mais tradicional, já é convenção dizer que um hectare de videiras tem mais ou menos 1.200.00 bagos de uvas e produz cerca de 33 barris de vinho, dessa maneira podemos inferir que são necessárias 300 uvas por garrafa.

8. Os vinhas conhecido como doces não possuem adição de açúcar. O adoçamento pode ser feito pela maturação em excesso da uva, pela fortificação, pelas uvas serem atingidas pelo fungo “botrytis cinerea” ou ainda por se tratar de um icewine, mas são sempre processos naturais, nunca por adição de açúcar.

7. No vinho tinto, a cor avermelhada se dá devido a extração de pigmentos presentes na casca da uva. Vinhos brancos são fermentados sem a casca, e por isso são brancos. Nem todo vinho branco é feito de uva branca. Aliás, o champanhe é feito de Chardonnay e Pinot Noir, em sua maioria. A segunda é uma uva tinta.

6. Os chineses são os maiores consumidores de vinho tinto do mundo. Ultrapassando a França e a Itália, os chineses se mostraram os maiores consumidores de vinho tinto do mundo chegando a consumir mais 1,86 bilhões de garrafas de vinho tinto por ano.

5. O vinho marca grande presença nas passagens bíblicas tendo sido a bebida servida por Jesus durante a última ceia. Em todo o velho testamento, o único livro que não contém referência alguma ao vinho é o livro de Jonas.

4. Girar a taça ajuda a oxigenar o vinho e a liberar mais aromas. Aqui mora a importância de por apenas 1/3 de vinho na taça, para que se possa realizar o movimento sem derramar a bebida. O formato da taça, com curvatura que vai fechando mais na boca, também ajuda a reter os aromas do vinho.

3. Apenas 5% de todo o vinho produzido no mundo realmente vai ficar ‘melhor com a idade’, 95% da produção mundial deve ser bebida dentro de 1 ano após chegarem ao mercado.

2. Os vinhos tintos são atribuídos a benefícios para a saúde. Estudos mostram que a consumo moderado pode reduzir as chances de um derrame, em comparação com aqueles que não bebem. Além disso, para homens e mulheres que bebem moderadamente, também diminui em 30% a chance de desenvolver diabetes tipo 2.

1. O vinho do porto não é produzido na região do Porto. Essas bebidas, na verdade são produzidas na região do Douro, muito próxima ao Porto. O nome “Porto” se deu por conta do armazenamento que ocorria na região antes das garrafas serem enviadas para o mundo todo. O Douro, inclusive, é a primeira denominação de origem do mundo. A região produz vinhos há mais de 2 mil anos e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.