Press "Enter" to skip to content

10 deuses da mitologia africana

Esses deuses são adorados por seguidores de religiões afro-brasileiras, incluindo o candomblé, uma tradição religiosa africana trazida de negros escravizados no estado da Bahia no século 19 (especialmente a etnia iorubá da África Ocidental). Pessoas) originada por africanos tradições religiosas. Esses deuses iorubás (ou nagô) são orixás, como Oxalá, Iemanjá, Ogum e Exu. No candomblé, são mais de 200.

Conheça 10 Deuses do mito africano

Por: Barbara Zani

10. Oxalá

Oxalá, o Grande Orixá, é um deus muito importante no panteão iorubá, pois ele é o criador da humanidade. É também chamado de Obatalá, que significa Rei do Pano Branco. Além da cor branca, representa a pureza e o princípio de tudo.

9. Ogum

Ogum é o orixá da guerra, das lutas, geralmente representado com uma espada na mão. É o deus da metalurgia, por ter recebido do grande pai Olodumare a incumbência de governar o ferro e todas as coisas que se pode fazer a partir dele.

8. Oxóssi

Oxóssi é o orixá da caça. Por isso, quem é filho de Oxóssi está ligado ao mato, à floresta.

7. Exu

Exu é o orixá mensageiro. Nos mitos iorubás, não há nenhuma relação dele com o mal.

6. Oxum

Oxum é o orixá dos rios e das fontes. É a deusa do rio Oxum, que fica no sudoeste da Nigéria, na África. Oxum é a deusa de todas as águas doces. Uma das esposas de Xangô, é a divindade da beleza e do amor.

5. Iemanjá

Originalmente, Iemanjá é a divindade de um afluente do rio Ogum, que nasce no estado de Oyo, na Nigéria.

4. Otim

É a orixá do rio Otin, que passa pelo estado de Osun, na Nigéria. É mais um caso de um espírito da natureza, ligado a um determinado lugar (no caso de Otim, a um rio) que com o passar dos anos se tornou uma divindade.

3. Ajalá

Ajalá é um importante orixá da criação.

2. Orunmilá

O orixá do oráculo ou deus da adivinhação. Isso porque na cultura iorubá o tempo é cíclico, o que significa que o que acontece no presente ou no futuro já aconteceu um dia

1. Oxaguiã

Oxaguiã, rei de Ejibô, é um deus da criação, ao lado de Odudua e Oxalá. Oxaguiã é o criador da cultura material, começando pelo pilão, instrumento importantíssimo no preparo de alimentos, como o inhame.