Press "Enter" to skip to content

10 deuses Gregos

Por Lígia Saba 

Os gregos antigos são famosos por possuírem religião politeísta, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses e deusas. Esses Deuses eram entidades religiosas cultuadas na Grécia antiga, e cada um deles representava diferentes aspectos da vida e da natureza e possuíam poderes divinos ligados a cada um desses aspectos. Eram representados sob a forma humana e simbolizavam os anseios e temores da sociedade da época. Eles regiam as forças da natureza, comandavam o céu, a terra, o sol, a lua, os rios, o mar, o vento, etc. Os deuses também nutriam sentimentos humanos, ou seja, tinham ciúme, inveja, ódio e amor, eram imortais e estavam dispostos dentro de uma hierarquia. Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da Grécia Antiga listamos os 10 Deuses de maior destaque na mitologia Grega.

10. Hera 

Deusa da maternidade e protetora das esposas. Era irmã e esposa de Zeus e possui inúmeras histórias que revelam sua personalidade vingativa e impiedosa. Hera também é associada ao casamento, por ter sido devota a Zeus por toda a eternidade.

9. Hermes 

O mensageiro dos deuses, deus do comércio, da riqueza, da sorte e protetor das viagens. Era filho de Zeus e da ninfa Maia e uma de suas principais funções era guiar os mortos ao submundo.

8. Atena

Deusa da sabedoria, da inteligência, das artes, das estratégias em batalhas e da justiça, Atena, nasceu da cabeça de Zeus e nunca teve a oportunidade de conhecer sua mãe. Era considerada a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos, a cidade de Atenas recebeu esse nome em sua homenagem.

7. Ares 

Um dos deuses gregos mais impiedosos e truculentos, Ares é o deus da guerra, filho de Zeus com Hera.

6. Ártemis

Deusa da lua, da caça, da vida selvagem e da pureza. Era irmã gêmea de Apolo e filha de Zeus com Leto, normalmente representada como uma deusa protetora e ao mesmo tempo vingativa. Nunca foi casada e por isso é também um símbolo da virgindade.

5. Apolo 

Deus do sol, da profecia e símbolo de inspiração artística, era filho de Zeus com Leto e um dos deuses mais adorados do Olimpo, conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Foi ele o responsável por matar com uma flechada certeira o terrível dragão Píton.

4. Afrodite 

Deusa do amor, da beleza e da fecundidade, era considerada a personificação do ideal de beleza dos gregos na antiguidade. Ela foi casada com Hefesto, com quem teve sete filhos. Afrodite teve casos extraconjugais com outros deuses, como Dionísio e Apolo. Algumas fontes revelam que Eros, o deus da paixão, era filho de Afrodite e Apolo.

3. Hades 

Iniciando a tríade dos Deuses mais importantes do Olimpo está Hades. Deus do submundo ou mundo inferior, era o mais velho entre Zeus e Poseidon e o único dos seus irmãos que não vivia no Monte Olimpo. Ele também era conhecido como o deus da riqueza, pois era o guardião de todos metais e pedras preciosas encontradas embaixo da terra. Casou-se com Perséfone, deusa da primavera, e a mantilha presa no submundo com ele.

2. Poseidon

Deus dos mares e oceanos, Poseidon detinha poder sobre as águas, suas ondas, correntes marítimas, tempestades e terremotos, sendo o segundo deus mais forte da mitologia grega. Ele era cultuado pelos navegantes que, em busca de mares calmos, lhe ofereciam cavalos como sacrifício. Poseidon teve inúmeros filhos, mas foi casado oficialmente com Anfitrite. Com ela, teve um filho chamado Tritão, que possuía o torso e cabeça humana e a parte inferior de peixe.

1. Zeus

Também chamado o Pai dos Deuses, Zeus é a autoridade suprema entre os deuses da mitologia grega. Ele definia as regras e era quem mantinha a ordem e a justiça no mundo. Considerado o deus dos raios e dos trovões, tem ainda a águia, o touro e o carvalho como símbolo, e entre seus principais poderes está o controle do tempo. Zeus era casado com Hera, porém era conhecido pelas aventuras amorosas que lhe renderam muitos filhos. Entre seus filhos deuses estão os gêmeos Apolo e Ártemis e, entre seus filhos semideuses está o herói Hércules.