Press "Enter" to skip to content

10 dicas infalíveis para facilitar a vida de quem mora sozinho

Morara sozinho é um dos principais objetivos de grande parte da população. O sonho da liberdade de ir e vir quando quiser e de estabelecer as próprias regras, além de ter o seu próprio cantinho são alguns dos principais motivos que levam muitas pessoas a saírem da casa dos pais em busca de um lugar próprio. Mas, trabalhar e cuidar da casa para quem mora sozinho nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar de “parecer” uma rotina fácil, a decisão de morar sozinho requer muita responsabilidade, disciplina e organização. Pensando nisso, para ajudar quem está começando uma nova etapa e pretende morar sozinho preparamos uma lista com 10 dicas infalíveis que vão facilitar sua vida.

10. Saiba tudo que está faltando 

Tenha um aplicativo de listas no seu celular para anotar o que está faltando durante a semana. Fazendo isso ao longo da semana, você saberá exatamente o que comprar no dia em que for às compras no supermercado. Além de permitir que você mantenha sua casa sempre abastecida, esta estratégia também fará com que você economize dinheiro comprando apenas o que está de fato precisando.

9. Faça suas compras mensal e semanalmente 

Aproveite algumas horas dos finais de semana ou até mesmo durante a noite para realizar as compras nos supermercados, já que muitos trabalham no sistema de 24h. Esquematize-se para fazer as compras das coisas perecíveis, como feijão e arroz, mensalmente; e as aquisições de carnes e vegetais, queijos, etc., uma vez por semana.

8. Mantenha uma rotina de limpeza 

Te ruma rotina para te ajudar a manter a casa limpa é fundamental. Tire um tempo exclusivo para limpar e arrumar a sua casa e separe os dias de fazer aquela faxina. Alguns passos que podem te ajudar a não acumular tarefas são: arrumar a cama todos os dias e não deixar acumular louças na pia. Se possível, lave os pratos todas as noites antes de dormir.

7. Automatiza tudo que for possível 

Invista em alguns aparelhos eletrodomésticos e automatize tudo o que você puder e o seu orçamento permitir. Para poupar tempo e esforço a máquina de lavar roupas é um dos itens de casa mais indispensáveis, mas você pode também adquirir uma máquina de lavar louças, máquina de café e até mesmo em um robô que varre a casa e ainda passa o pano de chão. Se o orçamento não permitir, o melhor a fazer é adotar rigidamente a regra do sujou, lavou para as louças e e sempre manter os objetos da casa em seus devidos lugares.

6. Organize suas contas 

É fundamental controlar todas as despesas e receitas da casa para não perder o controle, já que as contas terão de ser todas pagas por um único indivíduo. Uma dica importante é colocar contas como água, luz, gás e telefone no débito automático, para não correr o risco de esquecer e ter que arcar com os juros. Outra dica é juntar o vencimento de todas as contas para dois a três dias após a data de recebimento do salário.

5. Não se preocupe com as quantidades 

Você já deve ter muito o que pensar, então não precisa ficar se preocupar com o quanto vai ter que cozinhar para se alimentar. Cozinhe o quanto achar necessário e guarde aa sobras para uma próxima refeição.

4. Organização 

Para manter a casa organizada sem objetos espalhados por todos os cantos, uma dica valiosa é investir em armários e prateleiras que podem te ajudar a manter a casa em ordem de forma prática.

3. Crie suas próprias regras 

Liberdade não é sinônimo de falta de regras. Se você realmente valorize a liberdade, não creia que morar sozinho significa deixar o caos tomar conta e fazer só o que você quiser quando sentir vontade. Agindo assim, ao invés de de liberdade você vai se tornar um prisioneiro de uma casa que gera ansiedade e confusão mental. Cada um de nós tem um nível diferente de tolerância à sujeira e à desorganização. Portanto, só você pode criar as regras da sua própria casa, a partir de perguntas como: Com que frequência vou limpar a casa?; De quanto em quanto tempo vou trocar a toalha do banheiro, a roupa de cama, os panos de chão?; Com que frequência e em que dia da semana vou fazer supermercado?

2. Congele as sobras 

Aproveite seus potes plásticos – até mesmo aqueles de sorvete – e congele as sobras da cozinha. Lembre-se que cada comida deve ser guardada separadamente, em um recipiente específico. Quando estiver cozinhando, não precisa esperar que os alimentos esfriem antes de guardá-los no congelador.  Para garantir a segurança alimentar, é preciso que a comida esfrie relativamente rápido – passe de 60ºC  para 10°C em até duas horas-.

1. Mantenha os documentos organizados 

Organize a papelada separando por categorias: documentos pessoais, contas pagas, contas a vencer, notas fiscais e termos de garantia.