Press "Enter" to skip to content

10 dicas para aliviar o estresse

Última atualização 05/10/2021 | 23:40

O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina, deixando o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir. Em muitos casos, seja por conflitos nos relacionamentos familiares ou problemas profissionais, a ansiedade invade o corpo e a mente, fazendo subir a pressão arterial e provocando desânimo. Para aliviar esse estresse é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que as obrigações do dia-a-dia possam ser realizado de forma mais tranquila. Para te ajudar a manter o organismo e a mente saudáveis, preparamos uma lista com 10 dicas que pode te ajudar a diminuir o estresse.

10. Pratique exercícios 

Uma das maneiras mais conhecidas para aliviar o estresse é a atividade física, pois movimentar o corpo reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, e ajuda a liberar endorfinas, substâncias que são analgésicos naturais e agem para melhorar o humor. Além disso, os exercícios físicos têm impacto direto na melhoria do sono, que sempre é afetado pela ansiedade, e promovem também confiança e bem-estar mental.

9. Tenha uma alimentação saudável 

Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso deve-se investir no seu consumo diariamente, aumentando a quantidade, sempre que estiver cansado ou estressado. Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.

8. Controle a respiração 

Exercícios de respiração são  uma das melhores maneiras de aliviar o estresse rapidamente. Assim, quando passar por um grande ataque de estresse simplesmente feche os olhos e respire fundo muito lentamente. Tente colocar os problemas de lado na sua cabeça e concentre-se apenas em coisas boas e positivas, e na sua própria respiração.

7. Faça meditação 

A meditação faz uma espécie de higiene mental, o que possibilita que a pessoa foque em si mesma e fique menos agitada. Entre os tipos de meditação mais indicados está a mindfulness, que estimula a consciência sobre os pensamentos, sentimentos e sensações.

6. Coloque uma música relaxante 

Ouvir música faz a mente e o corpo relaxarem, pois libera substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que promove bem-estar imediato. Também por isso a música é muito usada em sessões de meditação. A música clássica ou instrumental tem efeito reconfortante, pois diminui a frequência cardíaca, gera relaxamento e controle da pressão arterial. Porém, qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que cada pessoa escolha o ritmo que mais goste de ouvir.

5. Invista em calmantes naturais 

Os ansiolíticos só devem ser tomados quando indicados pelo médico, no entanto existem diversos remédios naturais à base de plantas medicinais que podem ser úteis para ajudar a acalmar o sistema nervoso. Alguns exemplos são as cápsulas de valeriana ou maracujina e os chás de lavanda ou camomila, que quando ingeridos regularmente podem ajudar a ter uma noite de sono reparador.

4. Procure ajuda de um profissional especializado 

Se você atingiu um nível muito alto de estresse e não consegue administrá-lo sozinho, procure ajuda especializada, como a de um médico psiquiatra ou um psicólogo. Eles podem recomendar a medicação e a terapia ideais para as suas necessidades.

3. Tenha tempo para o lazer 

Também pode ser útil encontrar algum momento para se dedicar ao lazer, estando ao lado de pessoas que realmente goste. Por vezes basta andar alguns minutos descalço na grama para aliviar a tensão com um tipo de massagem nos pés.

2. Administre melhor seu tempo 

Uma outra estratégia que ajuda muito no combate aos estresse é administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades. Por vezes, esta tarefa pode ser a mais difícil de atingir, mas dar pequenos passos de cada vez pode ser mais eficaz do que ficar esperando uma solução que nunca virá.

1. Descanse 

O cansaço físico e mental é dos desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso ter tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar. Aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que goste e que possa descansar tranquilamente.