Press "Enter" to skip to content

10 doces típicos do Brasil

Por Lígia Saba 

Que o Brasil possui uma enorme diversidade que vai desde seus povos e costumes até a culinária não é novidade para ninguém. Do norte ao sul, a gastronomia do país apresenta inúmeros pratos típicos deliciosos, que vale a pena experimentar. Dentre esses pratos, para quem é fã de uma boa sobremesa, destacam-se os doces. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista de dar água na boca, venha conferir 10 dos doces típicos de diferentes regiões brasileiras.

10. Brigadeiro 

Difícil acreditar que um doce tão simples e gostoso exista só em um lugar do mundo. Mas é isso mesmo, a mistura de chocolate em pó com leite condensado, é brasileira! O nome brigadeiro, segundo algumas histórias, nasceu em homenagem a um candidato à presidência, o Brigadeiro Eduardo Gomes, que distribuía bolinhas de chocolate para conquistar eleitores.

9. Goiabada

Ela é o resultado mais famoso da realização da tradição portuguesa de fazer doces a partir do cozimento de frutas com a adição de muito açúcar. A goiabada faz tanto sucesso no Brasil que é usada em outros diversos pratos, de biscoitos a bolos. Além de, juntamente com o queijo, formar uma das principais combinações da culinária nacional, chamada “Romeu e Julieta”.

8. Pé de Moleque

Uma das atrações principais das festas juninas, o pé de moleque é um doce típico da culinária brasileira, feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura. O pé de moleque surgiu em meados do século XVI, com a chegada da cana-de-açúcar ao Brasil.

7. Doce Quindim

Quindim é um doce que tem como ingredientes gema de ovo, açúcar e coco ralado. A receita do nordeste brasileiro foi inspirada na receita portuguesa conhecida como brisa-do-Lis, com uma única diferença que é a utilização de coco ralado ao invés de amêndoa.

6. Pudim

A tradição de fazer doces cozinhando leite com ovos é bem comum no mundo inteiro, mas nada se compara ao nosso delicioso pudim. Preparado com bastante açúcar e coberto com uma calda de caramelo, o pudim lembra o quanto é bom ser brasileiro a cada garfada!

5. Pamonha de Doce

Não existe um bom goiano que não saiba dizer que a pamonha fechada com linguinha rosa é a pamonha de doce! O quitute brasileiro, comum nos estados do Nordeste e ainda em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins, provavelmente descende da culinária indígena, e tem como ingredientes principais o milho e o queijo, podendo vir em três sabores principais: sal, doce e a moda.

4. Compota 

As compotas são conservas de frutas ou outros vegetais, como o tomate e a cenoura, cozidos aos pedaços em açúcar ou em algum líquido, que pode ser água ou suco de fruta.

3. Bolo de Rolo

O bolo de rolo é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Trata-se de um Patrimônio Imaterial brasileiro, que é um similar a um rocambole, feito com pão de ló bem fininho e recheado com goiabada

2. Paçoca

Paçoca de amendoim, ou Capiroçava, é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. É tradicionalmente preparada no Brasil para consumo nas festividades da Semana Santa e festas juninas. A contribuição vinda do estado de São Paulo, é preparada socando os ingredientes em um pilão.

1. Rapadura

Grande produtor de açúcar na época colonial, o Brasil precisou encontrar uma forma de transportar o açúcar mascavo sem estragos nas grandes viagens. A melhor alternativa foi transformar o melaço de cana em tijolos. Nascia assim a deliciosa rapadura!