Press "Enter" to skip to content

10 documentários sobre ciência disponíveis na Amazon

Por Murilo Mendes Felipe

 

Em um dos vários sentidos de ciência, refere-se ao sistema de adquirir conhecimento que é baseado em método científico, ou seja, que pode ser comprovado. A curiosidade é apenas a faísca para que cientistas naveguem e utilizem de métodos sistemáticos para chegar a determinado objetivo.

Os documentários que selecionamos são capazes de trazer para o conhecimento popular grandes conceitos e curiosidades sobre diversos temas.

Confira então a lista de documentários científicos para você conhecer e refletir.

 

1 – Beneath the Sea

Watch Beneath the Sea | Prime Video

Abaixo do mar uma compilação de imagens subaquáticas espetaculares de todo o mundo. Capturado exclusivamente em 8K digital, Beneath the Sea apresenta uma pontuação original premiada por Alan Williams. Medalha de Prata Melhor Pontuação – Global Music Awards 2018.

 

2 – Caçadores de Planetas

Amazon.com: Watch Planet Hunters: The Search for Earth's Twin | Prime Video

Um novo telescópio espacial descobriu milhares de exoplanetas. Alguns deles podem ser como a Terra. Os Caçadores de Planetas seguem os astrofísicos na vanguarda da pesquisa pela irmã gêmea da Terra e conta a história pouco conhecida da técnica que tornou possível a caça moderna aos planetas.

 

3 – Einstein: A Teoria do Amor

A Teoria do Amor - Filme 1994 - AdoroCinema

Um melodrama sobre o polêmico e questionado caso de amor entre o cientista Albert Einstein e Margarita Konenkova, que acredita-se ser uma agente secreta russa. Margarita foi contratada para descobrir por autoridades russas os segredos das teorias de Einstein e os detalhes do projeto nuclear americano através da sedução.

 

4 – Era do Hubble

Watch The Age of Hubble | Prime Video

Eles estão capturando fótons, viajando pelo espaço… medindo suas energias e identificando suas fontes. Um exército de instrumentos de alta tecnologia, incluindo o Telescópio Espacial Hubble, está estudando pontos cada vez mais distantes do Universo. O que estamos aprendendo sobre as origens do nosso mundo e de nós mesmos nesta era do Hubble?

 

5 – James Cameron na História da Ficção Científica

A História da Ficção Científica por James Cameron – Episódio final irá focar em viagem no tempo | O Barquinho Cultural

James Cameron, o aclamado cineasta nos traz esta série de documentários onde ele explora a evolução da ficção científica desde suas origens como um pequeno gênero de culto ao fenômeno pop-cultural de superprodução que conhecemos hoje. Em cada episódio, Cameron volta ao passado da ficção científica para entender a evolução dos filmes, livros e videogames.

 

6 – Make It Work

Prime Video: Make It Work ( 1 season)

Uma série de documentários dividida em quatro partes sobre o poder do “STEM” (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), revelado na jornada de vários jovens inovadores, na interseção entre imaginação e indústria, perseguindo seus sonhos independentemente de suas circunstâncias.

 

7 – Mistério do Nilo

Mistérios do Nilo - 2010 | Filmow

Em 2004, uma equipe de cientistas guiada pelo geólogo Pasquale Scaturro e pelo caiaquista Gordon Brown, partiu em uma viagem para se tornarem os primeiros a navegar por todo o Rio Nilo, na África. A expedição leva o grupo por ruínas históricas, enfrentando muitos perigos pelo caminho para conquistar esse feito espetacular.

 

8 – Múmias: Segredos dos Faraós

Múmias: o segredo dos faraós filme - assistir

Viaje às tumbas reais do Egito e explore a história da antiga sociedade egípcia contada pelas múmias do passado. Exploradores e cientistas estão juntando novas pistas arqueológicas e genéticas sobre as múmias do Egito, e abrindo uma janela para o fascinante e misterioso mundo dos faraós, dando-nos um vislumbre, talvez, do futuro da nossa própria civilização.

 

9 – Tempestades Solares Violentas

Solar storms - The unpredictable danger - YouTube

A superfície do sol começa a se agitar furiosamente. Jorros de gás incandescente. Intensas ondas de fogo. As explosões mais violentas em nosso sistema solar. A ciência nos leva agora a uma jornada extraordinária por nossa estrela, para explorarmos o poder… e ameaça crescente das tempestades solares violentas.

 

10 – Tudo e nada: a ciência surpreendente do espaço vazio

Prime Video: Tudo e nada: a ciência surpreendente do espaço vazio

Este filme premiado leva-nos a uma jornada épica para descobrir o verdadeiro tamanho das partículas mais pequenas na natureza e a ciência do espaço vazio, que os cientistas acreditam estar repleta de energia e matéria exótica. Parte científica, parte filosofia e parte histórica, este filme oferece uma narrativa emocionante e espetacular de ciência de ponta.