Press "Enter" to skip to content

10 escritores Goianos

Por Lígia Saba 

O estado de Goiás possui uma vasta lista de autores dos mais diferentes estilos e épocas. Algum desses escritores e escritoras receberam grande destaque nacional e até internacional, como Hugo de Carvalho Ramos e Cora Coralina. Para conhecer mais sobre a riqueza da nossa literatura e dos nossos autores, preparamos uma lista com 10 escritores e escritoras Goianos que você não pode deixar de conhecer. Vem conferir!

10. Lêda Selma 

A poetista, contista e cronista originária de Urandi, Bahia, se mudou para Goiânia ainda jovem, onde estudou no Colégio Santo Agostinho, cursou Letras Vernáculas na Universidade Católica de Goiás e fez pós-graduação em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Produtora cultural e professora em diversos estabelecimentos de ensino em Goiânia, pertence à União Brasileira de Escritores de Goiás, Associação Goiana de Imprensa e outras entidades culturais. Atualmente é membro da décima quarta cadeira da Academia Goiana de Letras. Publicou 14 livros sendo 7 de poemas e 7 em prosa.

9. José Godoy Garcia 

O poeta realista, formado em direito, nasceu em Jataí (GO) em 1918 e faleceu em 2001. Seu primeiro livro de poemas, “Rio do Sono”, foi lançado em 1937. A obra completa do autor encontra-se no livro POESIA (de JOSÉ GODOY GARCIA. 50 anos de poesia. Brasília: Thesaurus Editora, 1999.)

8.  Maria Rosário Cassimiro 

Natural de Catalão, a escritora, educadora e ex-presidente da Academia Feminina de Letras de Goiás, foi a primeira mulher a exercer o cargo de reitora em uma Universidade Federal Brasileira (UFG). Suas principais obras são: “Além do Tempo”, “Umas e Outras” e “O Processo Educativo”.

7. J.J Veiga

Nasceu em Corumbá, e é considerado um dos maiores autores brasileiros do realismo fantástico. Entrou para a lista de escritores notáveis da literatura nacional com obras como: “Os Cavalinhos de Platiplanto”, “A Hora do Ruminantes” e “A Maquina Extraviáda”. Recebeu o prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras em 1997.

6. Leodegária de Jesus

Nasceu em Caldas Novas em 1889 e foi uma das primeiras mulheres a lançar um livro de poemas em Goiás. Documentos apontam 1906 como o ano de publicação de sua primeira obra, “Coroas de Lírios”. O fato de ter sido uma escritora negra marcou as dificuldades da autora durantes seu período de produção literária.

5. Bernardo Elís 

Natural de Corumbá de Goiás, foi advogado, professor, poeta, contista e romancista brasileiro. Foi o primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras.

4. Darcy França Denófrio

Autora de dezenas de livros didáticos, críticos e literários, a autora nasceu em Jataí em 1936. Destacou-se como professora na Universidade Federal de Goiás e sua crítica tem se voltado fundamentalmente para a difusão da literatura Goiana.

3. Gilberto Mendonça Teles 

Poeta e crítico literário nascido em Bela Vista, ficou conhecido tanto pela sua produção poética como pelo seus importantes estudos sobre o modernismo e a vanguarda na poesia.

2. Hugo de Carvalho Ramos 

Natural de Vila Boa, atual Cidade de Goiás, foi um contista e poeta brasileiro que nasceu no ano de 1895. Em 1917, publicou “Tropas e Boiadas”, coletânea de contos que até hoje permanece como uma das obras Goianas mais aclamadas.

1. Cora Coralina 

Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado, “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”,  em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade. A autora nasceu na Cidade de Goiás e mesmo tendo concluído os estudos apenas até a quarta série, encanta a todos que entram em contato com seus livros, poemas e artigos que exalam a alegria de viver da autora.