Press "Enter" to skip to content

10 espécies de mamíferos aquáticos

Por Lígia Saba 

A origem de todos os seres vivos do planeta ocorreu no meio aquático. Ao longo da história evolutiva, os mamíferos foram mudando e se adaptando às condições da superfície da Terra até que, há vários milhões de anos, alguns voltaram a submergir nos oceanos e rios, adaptando-se à vida nessas condições. Confira abaixo uma lista com 10 animais mamíferos com adaptações que permitem com que sejam considerados aquáticos ou semiaquáticos.

10. Baleia Azul 

A baleia-azul é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 toneladas, são os maiores animais existentes.

9. Leão marinho

O leão-marinho é um mamífero semiaquático, ou seja, vive tanto na água quanto em ambiente terrestre. São encontrados em regiões de baixas temperaturas e alimenta-se principalmente de peixes e de moluscos.

8. Golfinho 

Os golfinhos, são animais cetáceos pertencentes às famílias Delphinidae e Platanistidae, perfeitamente adaptados para viver no ambiente aquático, sendo que existem 37 espécies conhecidas de golfinhos de água salgada e água doce.

7. Orca 

A Orca é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo baleias.

6. Boto cor de rosa 

O nome é dados a 3 espécies de golfinhos fluviais do gênero Inia, que se distribuem pelas bacias dos rios Amazonas e Solimões, na sub-bacia Boliviana e na bacia do rio Araguaia. É o maior golfinho de água doce, e um dos cetáceos com dimorfismo sexual mais evidente, com os machos medindo e pesando 16% e 55% mais do que as fêmeas. Os adultos apresentam uma coloração rosada, mais proeminente nos machos.

5. Beluga 

A beluga é uma espécie de cetáceo odontoceti que habita a região ártica e subártica. Erroneamente são chamadas de baleia branca. É a única espécie do gênero Delphinapterus e junto ao narval formam a família Monodontidae.

4. Foca 

As focas são mamíferos da família dos focídeos, adaptadas à vida marinha. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira.

3. Elefante marinho 

O elefante-marinho é um género de mamífero carnívoro pinípede, focídeo, perfeitamente adaptado à vida aquática.

2. Peixe Boi 

Trata-se de um mamífero da família dos triquecídeos que é encontrado em rios e lagos da Bacia Amazônica e da Bacia do Rio Orinoco.

1. Lontra-marinha

A lontra-marinha é um mamífero carnívoro marinho da família Mustelidae, nativo das regiões costeiras do norte e do leste do Oceano Pacífico. As lontras-marinhas adultas pesam tipicamente entre 14 e 45 kg, tornando-os nos mais pesados dos membros da família, e entre os pequenos mamíferos marinhos.