Press "Enter" to skip to content

10 estilos de dança

Por Lígia Saba 

Seja sozinha, em grupo ou em dupla a dança é uma ótima maneira de se exercitas, distrair e se divertir ao mesmo tempo. Além de um ótimo exercício físico a dança também pode ser uma ótima terapia, não importa qual a sua idade ou gênero qualquer pessoa pode começar a dança a qualquer momento. Para te ajudar a escolher qual a dança mais combina com você e com o que você procura, preparamos uma lista com 10 dos estilos de dança mais populares ao redor do mundo. Vem dar uma olhada!

10. Tango 

O Tango é uma das danças mais praticadas no mundo e uma das mais populares quando o tema é dança de salão. Essa dança é feita em par e possui um estilo musical específico também chamado de Tango. O estilo surgiu na Argentina e se tornou um verdadeiro sucesso em todo o mundo, chamando a atenção por sua sensualidade. O estilo é tão importante que a UNESCO incluiu o Tango, tanto a dança quanto a música, à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

9. Dança Africana 

A dança tradicional africana está ligada com as práticas curativas rituais e espirituais. Ela desempenha um papel integral na socialização, expressão e comunicação e ajuda a construir e manter um sentido saudável “do eu”. O estilo é bastante enérgico, o ritmo é intenso e todo o corpo fica envolvido durante os movimentos.

8. Stiletto 

O stiletto é uma modalidade que surgiu recentemente inspirada e em homenagem as divas do pop. As aulas são feitas de salto alto e as coreografias esbanjam sensualidade. É uma combinação entre jazz, hip hop, e claro, o salto alto! O Stiletto Dance melhora a postura e o equilíbrio, além de promover um trabalho muscular intenso em todo o corpo.

7. Danças Urbanas

A Dança de Rua tem grande influência da cultura do hip-hop, e é uma das modalidades de dança mais representativas em eventos, competições e espetáculos de dança. A modalidade Dança de Rua surgiu, no Brasil, no Festival de Dança de Joinville em meados dos anos 90, permanecendo até hoje no cenário artístico. Consiste em uma força de dança que pode ocorrer em ruas, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.

6. Flamenco 

O flamenco é a música, o canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. Nascido de perseguição política e religiosa, o flamenco deu voz ao espírito de desespero, de luta, de esperança, e orgulho dos expulsos durante a Inquisição espanhola (1492). O flamenco, em geral, consiste na junção de três elementos artísticos: música, dança e a guitarra (violão). Além disso, muitas vezes, há membros que tocam palmas.

5. Sapateado 

Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons de forma sincronizada, ritmados com os sapatos. O sapateado é vibrante e desafiador, e é a opção perfeita para quem quer melhorar o ritmo, a coordenação motora e ainda se divertir muito.

4. Contemporâneo

Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. A dança contemporânea é conhecida como um segmento da dança moderna, e é ótimo para aumentar a consciência corporal e força muscular por meio de movimentos que fogem do comum. Além disso, o gênero contempla muitas expressões artísticas como dramaturgia original, uso de tecnologia, performance e artes plásticas.

3. Dança do Ventre

A dança do ventre é sem dúvidas uma das danças mais conhecidas e praticadas no mundo. Originada no Egito Antigo, a dança do ventre mistura ritmo, passos precisos e delicados, sensualidade e vários outros elementos que cativam qualquer pessoa.  Originalmente, a dança foi criada como uma reverência as deusas, por isso era realizada em rituais e cultos religiosos.

2. Jazz

Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. Foi desenvolvido a partir de danças africanas, e ganhou fama nos Estados Unidos tendo sido a base para construção do Jazz Musical, muito utilizado em coreografias do gênero do teatro musical.

1. Ballet Clássico 

É um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Marcado pela busca da técnica perfeita e muita destreza, o balé clássico é um dos tipos de dança mais conhecidos pelo mundo. Para se tornar bailarino profissional é preciso muitos anos de dedicação. A média é de mínimo de 8 anos de formação para mulheres e 6 anos para homens, visto que depende muito da aptidão de cada um.