Press "Enter" to skip to content

10 famosos fotógrafos brasileiros

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado anualmente em 19 de agosto, data da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839. A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc. A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para o país em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar a primeira cena em território brasileiro. Para celebrar a data e a fotografia, preparamos uma lista com 10 do melhores a mais famosos fotógrafos brasileiros da história.

10. Vania Toledo

Formada em ciências sociais, Vania Toledo iniciou a carreira fotográfica em 1978 no jornal Aqui São Paulo e se tornou uma das primeiras mulheres a entrar para o hall de fotógrafos brasileiros consagrados, depois de colaborar com diferentes jornais e revistas do Brasil e do exterior como Vogue, Interview, Claudia, Veja, IstoÉ, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Time, Life.

9. Nana Moraes 

Nana Moraes é uma fotógrafa brasileira. É formada em Jornalismo pela PUC de São Paulo. Começou a carreira como assistente de seu pai, o fotógrafo José Antonio Moraes. Atualmente colabora para principais publicações editoriais do mercado brasileiro. Seis vezes vencedora do Prêmio Abril de Jornalismo e duas vezes premiada pela Associação Brasileira de Propaganda como Destaque Profissional/Fotografia, Nana Moraes é reconhecida por sua capacidade de se conectar ao retratado e valorizar o que ele tem de melhor.

8. Maurício Lima

Primeiro brasileiro a receber o prêmio Pulitzer de jornalismo na categoria fotografia noticiosa, Maurício Lima fotografa áreas de conflito há cerca de 15 anos, registrando a situação dos refugiados de guerra na Europa e no Oriente Médio, tendo arriscado a vida no Iraque, Afeganistão, Israel, Palestina e Líbia.

7. Nei Bernardes

Especializado em casamentos e com uma carreira dedicada a se conectar com pessoas para contar histórias originais e únicas, Nei é um dos melhores fotógrafos brasileiros desse tema. Referência absoluta para iniciantes e veteranos, faz imagens de tirar o fôlego, que muitas vezes provocam e emocionam.

6. Maíra Erlich

A jovem fotógrafa Maíra tem em seu trabalho um viés documental e jornalístico. Suas fotos têm conteúdo com bastante profundidade e requerem uma maior contemplação e abstração para serem apreciadas. Uma bela construção estética, aliada a uma excelente percepção para captura da interação humana, são elementos marcantes em seu portfólio.

5. Márcio Cabral 

Marcio Cabral é um geógrafo e fotógrafo brasiliense, apontado como um dos maiores especialistas em fotografias de paisagens e subaquáticas no mundo. O fotógrafo brasileiro mais premiado em competições internacionais, Márcio Cabral está entre os cinco maiores do mundo em fotografia panorâmica. Em 2016, bateu o próprio recorde no Guinness ao retratar em imagens 360º de alta resolução as belezas que se escondem sob as águas no Mato Grosso do Sul.

4. Walter Firmo

Com fotos marcadas por contrastes e composições que remetem à pintura, Walter Firmo é reconhecido como um dos mais importantes brasileiros a trabalhar com cores no país. Autodidata, começou a carreira no jornal carioca Última Hora, em 1957, e desde então já trabalhou para diversas publicações nacionais.

3. Araquém de Alcântra

O catarinense de 66 anos é o maior expoente brasileiro da fotografia de natureza, tendo registrado todos os parques nacionais e produzido material para grandes publicações sobre o tema ao redor do mundo. Seu trabalho é bastante voltado para o registro dos fenômenos naturais e animais e tem como principal vocação levar o espectador à contemplação.

2. Bob Wolfenson

Famoso mundialmente por seus retratos, fotos de moda e publicidade, Bob Wolfenson iniciou sua carreira aos 16 anos e trabalhou com renomados fotógrafos da época, além de ter passado uma temporada em Nova York como assistente de Bill King. Já consagrado, o paulista passou a ser responsável por diversas capas e editoriais de moda em publicações do mundo todo, ensaios para a revista Playboy com fotos de nus incríveis, que já foram tema de algumas de suas muitas exposições.

1. Sebastião Salgado

Nascido no interior de Minas Gerais no ano de 1944, esse é com certeza o profissional mais reconhecido da fotografia brasileira. Ganhador de inúmeros prêmios internacionais e com incontáveis publicações e exposições, é um nome que não poderia ficar de fora desta lista. Dedicado principalmente ao gênero documental / jornalístico, é reconhecido em todo o mundo como uma grande referência. Seu trabalho retrata em preto e branco o sofrimento humano ao redor do planeta, e o fotografo trata-se do primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes da França ,além de ter contribuído com organizações humanitárias, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Anistia Internacional.