Press "Enter" to skip to content

10 fatos bizarros sobre os insetos

Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas, três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum.

Por: Barbara Zani

10. Uma em cada 17 mortes de seres humanos é provocada por insetos. As pessoas morrem principalmente devido à ação de venenos ou por doenças transmitidas.

9. O maior inseto do mundo é o Titanus giganteus, um besouro que vive na Amazônia. Um Titanus pode medir 17 centímetros.

8. O animal mais forte do planeta segundo uma pesquisa realizada recentemente, o besouro do esterco. Ele é capaz de erguer sem maiores problemas 1.141 vezes o próprio peso.

7. Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada. E se uma pata for arrancada, ela pode recuperá-la em poucos dias.

6. Abelhas morrem depois que picam uma pessoa. Isso acontece pelo fato de que parte do abdômen do inseto é arrancado junto com o ferrão.

5. Os ovos de moscas são depositados sobre matéria orgânica em decomposição como restos de alimentos, fezes cadáveres etc. Uma fêmea bota em torno de 120 ovos, todos com menos 1 milímetro.

4. Os insetos são tão antigos quanto os dinossauros. Existem fósseis de insetos com mais de 300 milhões de anos.

3. Um dos fósseis mais antigos é o de uma libélula gigante, justamente com 300 milhões de anos.

2. Os insetos representam 50% de todos os seres vivos do planeta e 90% de todos os animais.

1. Os especialistas estimam entre 5 e 30 milhões o número de espécies de insetos. Por enquanto, apenas 1 milhão foi catalogada pela ciência.