Press "Enter" to skip to content

10 fatos e curiosidades sobre o Reino Unido

O Reino Unido, formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, é uma nação insular situada no noroeste da Europa. A Inglaterra, local de nascimento de Shakespeare e dos Beatles, abriga a capital, Londres, um centro financeiro e cultural globalmente influente.

Por: Barbara Zani

10. A Universidade de Oxford é a instituição de ensino superior mais antiga do Reino Unido, fundada em 1096. Até 1877, os professores da universidade não tinham permissão de se casar.

9. Até 1832, Oxford e Cambridge eram as únicas universidades do país. Não é à toa que estas são as instituições de ensino britânicas mais famosas e renomadas do mundo! Atualmente, entretanto, há mais de 100 universidades por todo o Reino Unido.

8. Em 2015, a Rainha Elizabeth se tornou a excelência da monarquia a reinar por mais tempo no mundo inteiro. Ela assumiu o trono em 1953! (Parte da história do reinado da Rainha Elizabeth pode ser acompanhado na série The Crown, da Netflix.)

7. O Castelo de Windsor, construído em 1080, ainda é a residência da família real britânica – a mais antiga e maior residência real do mundo. No entanto, a casa oficial da monarquia (da rainha e do rei) é o famoso Palácio de Buckingham, em Londres.

6. Os casamentos reais são feriados nacionais no Reino Unido. Um dia depois da cerimônia, a população tem uma folga no trabalho.

5. A Margaret Thatcher foi a primeira mulher eleita como primeira-ministra do Reino Unido. Além disso, também foi a pessoa que permaneceu por mais tempo nessa posição.

4. Entre 1066 e 1362, a língua oficial do Reino Unido foi o francês.

3. A moeda oficial nacional, a libra esterlina (GBP), é a mais antiga do mundo ainda em uso, com uma história impressionante de 1.200 anos.

2. Reino Unido tem apenas 15 parques nacionais, no entanto, eles representam oito por cento de todo o território do país.

1. Não há nenhum vulcão ativo no Reino Unido.