Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre a luz que você precisa saber

A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.

Por: Barbara Zani

10. Segundo estudos a luz pode fazer espirrar, entre 18% e 35% da população humana é afetada pelo reflexo do espirro fotoestimulado, uma condição genética herdável que faz com que a pessoa espirre quando exposta a luz brilhante. A causa exata do reflexo ainda não é bem compreendida, mas as explicações são procuradas há milênios.

9. A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo; 1 ano-luz é a distância percorrida pela luz no período de 1 ano.

8. Buracos negros são corpos celestes com massa e campo gravitacional gigantescos, que atraem tudo ao seu redor. Nem mesmo a luz consegue escapar da sua força gravitacional.

7.  O arco-íris surge no momento em que o Sol ilumina as gotas de água suspensas no ar normalmente depois de uma forte chuva , desviando e decompondo a luz branca em sete cores: azul, vermelho, amarelo, verde, laranja, anil e violeta. Ao retornar para a atmosfera, as cores aparecem em forma de arco.

6. Se um ET a uma distância de 100 anos-luz estiver olhando para a Terra nesse momento, estará enxergando como era o nosso mundo em 1918.

5. Se uma estrela está situada a uma distância igual a 50 anos-luz da Terra, a luz que vemos hoje é aquela que ela emitiu há 50 anos.

4. A luz das auroras é resultado do vento solar, pois quando os ventos solares gerados por eventos como as erupções solares atingem a atmosfera terrestre, eles interagem com os átomos de oxigênio, fazendo com que emitam luzes verdes semelhantes às capturadas pela Estação Espacial Internacional, vista aqui.

3. A luz do Sol demora 8 minutos para chegar na Terra.

2. A bioluminescência ilumina as profundezas oceânicas, devido ao fato que metade do espectro da luz visível é absorvido a até um metro da superfície do oceano. A uma profundidade de 10 metros, menos de 20% da luz que penetrou na superfície ainda é visível. Aos 100 metros, esta porcentagem cai aos 0,5%.

1. Como a luz das estrelas demora para chegar até nós, é provável que muitos corpos celestes desse tipo que vemos na Terra não existam mais.