Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre as medusas

Medusozoa é um agrupamento taxonómico que inclui as medusas, mães d’água, águas-vivas ou alforrecas, formas de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.

Por: Barbara Zani

10. Muitas medusas têm órgãos bioluminescentes, que emitem luz. Essa luz pode ajudá-los de diversas maneiras, como atrair presas ou distrair predadores.

9. O nome científico para essa geleia é Drymonema larsoni, mas sua picada agressiva e cor distinta ganharam o apelido de ” malvado rosa “.

8. Acredita-se que as medusas sejam alguns dos animais mais antigos do planeta. Elas já existiam há 650 milhões de anos, muito antes do surgimento dos dinossauros.

7. Os movimentos da medusa em forma de sino proporcionaram aos pesquisadores uma nova compreensão da propulsão. A flexibilidade de seus corpos tipo guarda-chuva permite que eles pulsem para cima e para baixo sem gastar muita energia.

6. Já foram descritas mais de duas mil espécies de medusas/águas-vivas. Mas os biólogos suspeitam que a quantidade seja muito maior: 300 mil.

5. Dependendo da espécie, as medusas vivem de algumas horas a meses. Já foi relatado, no entanto, o caso de uma espécie que viveu até 30 anos.

4. Se uma medusa é cortada em dois, as suas partes podem se regenerar e criar dois novos organismos. Da mesma forma, se uma água-viva é ferida, ela pode se clonar e potencialmente produzir centenas de descendentes.

3. Além do corpo com aspecto gelatinoso, a principal característica das medusas são os tentáculos com células urticantes.

2. A maioria das espécies é encontrada em águas costeiras, com pouca profundidade. Elas também preferem águas mornas. Algumas, no entanto, foram encontradas a cerca de 9 mil metros de profundidade.

1. Quase todas as espécies são carnívoras. Elas se alimentam de plâncton, ovos de peixes, crustáceos, peixes pequenos e outras águas-vivas.