Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre o câncer de próstata

Desde 2008 o mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem no País. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata. Nesse sentido, preparamos uma lista com 10 fatos que todo homem precisa saber sobre o câncer de próstata.

10. Alguns dos tumores na próstata podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, tornando sua presença perceptível apenas por meio de exames.

9. O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, no entanto, homens de todas as idades devem ficar atentos aos fatores de risco pessoais e conversar com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença. Aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no mundo são em homens com 65 anos ou mais.

8. O câncer de próstata não apresenta sintomas, mas, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Quando surgem, os sintomas podem ser: dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por conta do tamanho do tumor.

7.  Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com a doença. Entretanto, o histórico familiar e genético desempenha um papel importante no risco de um homem desenvolver câncer de próstata.

6.  Trata-se do tipo de câncer que mais afeta os homens. Por isso, é fundamental que a doença tenha atenção e cuidados sejam tomados.

5. Se o homem tiver alguém da família, principalmente do lado paterno, que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up, um pouco mais cedo que o normal, a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

4. O exame de toque retal não é exatamente confortável, mas está longe de ser doloroso.  O toque retal permite que o urologista avalie o tamanho, a consistência, superfície, limites da próstata e presença de nódulos. Muitas vezes o tumor ainda não elevou o PSA, mas já formou um nódulo. Isso permite o diagnóstico precoce da doença.

3. Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata. Pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade da doença.

2. A qualidade da ereção após a cirurgia para o câncer de próstata pode piorar, mas é incomum o paciente perder completamente a potência sexual. A qualidade da ereção após a cirurgia depende de muitos fatores como: idade, doenças associadas (diabetes por exemplo), experiência do cirurgião, sangramento intra-operatório, estágio da doença. A grande maioria dos pacientes operados conseguem manter vida sexual, mesmo sem uso de medicações.

1. Os exames de PSA medem os níveis do antígeno prostático específico na próstata, não o câncer. O PSA é produzido pela próstata em resposta a uma série de alterações que possam estar presentes na próstata, incluindo uma infecção ou inflamação (prostatite), o aumento de tamanho da próstata (hiperplasia benigna da próstata) ou, possivelmente, o câncer. O exame de PSA é o primeiro passo no processo de diagnóstico para o câncer. Ele é útil para a detecção da doença em estágios iniciais, quando é possível ser tratada.