Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre o cometa Halley

Cometa Halley, oficialmente designado 1P/Halley, é um cometa periódico, visível na Terra a cada 75–76 anos. O Halley é o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu da Terra, e o único cometa a olho nu a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana.

Confira as 10 curiosidades sobre este raro cometa

Por: Bárbara Zani

10. Ao todo, já foram registradas 30 passagens do cometa Halley pela Terra, e ele será visível aqui novamente em 2061. Ainda não se sabe exatamente em qual mês, mas acredita-se ele ira passar de novo em meados de junho. Além disso, espera-se que durante essa passagem o cometa apareça muito mais brilhante do que em sua última visita, em 1986, pois estará no mesmo lado da Terra em relação ao sol.

9. O cometa Halley foi descoberto pelo astrônomo Edmond Halley em 1696, que examinou os relatórios de um cometa que se aproximou da Terra em 1531, 1607 e 1682. Ele concluiu que esses três cometas eram realmente o mesmo que sempre retornava à Terra, e previu que o cometa voltaria novamente 1758.

8. O primeiro registro de sua passagem no nosso sistema solar ocorreu em 239 anos antes de Cristo. A aparência mais famosa de Halley ocorreu pouco antes da invasão da Inglaterra em 1066 por William, o conquistador.

7. Segundo a NASA, o cometa continua se afastando do Sol, e vai atingir seu ponto mais distante no final de 2023. Depois disso, começará a fazer o seu caminho de volta

6. O cometa reflete aproximadamente 4% de luz que ele recebe e, embora pareça muito claro e brilhante, ele é escuro como carvão. Ele apenas brilha intensamente quando está perto o suficiente para o Sol, pois a poeira e os vapores são queimados.

5. Os cientistas da NASA já identificaram várias velocidades diferentes do cometa, variando entre 70,6 km/s a 63,3 km/s. Essa variação ocorre por causa da atração exercida pelas forças gravitacionais de Saturno e de Júpiter e de Saturno, que podem desacelerar o cometa.

4. O cometa ainda possui sua órbita retrógrada, ou seja, ela gira no sentido contrário ao dos planetas.

3. Apesar do cometa só passar na Terra a cada 75 anos, você pode ver seus resíduos em uma frequência muito menor. A chuva de meteoros Orionid, que é gerada pelos fragmentos do Halley, ocorre todos os anos no mês de outubro.

2. Seu destino não é evidente para os cientistas, mas eles afirmam que o cometa ainda ficará em nosso sistema solar por aproximadamente 10 milhões de anos. Porém, em algum momento, ele poderá evaporar como uma bola de gelo, se dividir em dois, ou então ser lançado para fora do nosso sistema solar.

1. Em 1910, a imprensa divulgou notícias sobre um gás venenoso presente na cauda do cometa Halley, que mataria todos os habitantes da Terra. Fazendo a população entrar em pânico e, mesmo com as tentativas de explicar que o gás não era venenoso, algumas pessoas compraram máscaras para tentar se proteger. Esse ano acabou se tornando o mais importante registrando a primeira foto do cometa