Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre o nosso Sistema Solar que provavelmente você não sabia

O Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Sua origem ainda é questionada, pois não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar. A teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso

Confira agora 10 fatos sobre o nosso Sistema Solar que provavelmente você não sabia

Por: Bárbara Zani

10. O sistema solar é composto por

1 estrela (o Sol);
8 planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno);
5 planetas anões (Plutão, Haumea, Ceres, Makemake e Éris);
181 luas;
566.000 asteroides;
3.100 cometas

9. O planeta mais quente não é o que está mais próximo do Sol

Vênus, o segundo planeta a partir do Sol, deveria ser mais frio por estar em média 48 milhões de quilômetros mais distante do Sol do que Mercúrio. Porém a distância não é o único fator que conta. Vênus, por outro lado, é envolta por uma atmosfera inesperadamente espessa, cerca de 100 vezes mais densa que a atmosfera da Terra. Essa atmosfera impede que parte da energia do sol escape de volta para o espaço, elevando a temperatura geral do planeta. O fato do planeta ter a atmosfera espessa é composta quase inteiramente de dióxido de carbono, um potente gás de efeito estufa.Elevando a temperatura para um nível muito acima do que seria normal, fazendo com que ele se torne o planeta mais quente.

8. Plutão possui um diâmetro menor que o Brasil

Plutão é muito menor do que qualquer outro planeta, tornando mais fácil entender o porquê da União Astronômica Internacional ter mudado seu status de planeta para planetoide.

7. Os campos de asteroides não são um perigo para as naves

O único cinturão de asteroides que são conhecido pelo homem está entre Marte e Júpiter, e embora existam dezenas de milhares de asteroides nele, eles são bastante espaçados e a probabilidade de se colidir com um deles é pequena.

6. Existem vulcões que expelem água ao invés de lava

Na lua de Saturno, a chamada Enceladus, na lua de Netuno, conhecida como Tritão e em outras mais, a força maior é o gelo. A água se expande quando congela e enormes pressões podem se acumular, assim como em um vulcão “normal” na Terra. Quando o gelo irrompe, um vulcão gelado é formado.

5. Mesmo corpos muito pequenos podem ter luas

No ano de 1993, a sonda Galileo passou pelo asteroide Ida, de 32 km de largura, e descobriu sua lua de 1,6 km de largura, a Dactyl. Desde então, mais luas foram descobertas orbitando outros corpos menores em nosso sistema solar.

4. Não estamos nem perto do centro da galáxia

Segundo a NASA, estamos a cerca de 265 quatrilhões de km do buraco negro supermassivo central

3. Alem de plutão

A ciência já descobriu numerosos objetos orbitando o sol que estão consideravelmente mais distantes do que Plutão, como os do Cinturão de Kuipe e da Nuvem de Oort.

2. Nós vivemos dentro do sol

A atmosfera externa do sol se estende muito além de sua superfície visível. Nosso planeta orbita nessa atmosfera tênue, e vemos evidências disso quando rajadas de vento solar chegam nos polos do nosso planeta.

1. Quase tudo na Terra possui elementos raros

A composição elementar do planeta Terra é formada principalmente por ferro, oxigênio, silício, magnésio, enxofre, níquel, cálcio, sódio e alumínio.