Press "Enter" to skip to content

10 fatos sobre o universo da arquitetura

Nesta quarta-feira, 15 de dezembro, é comemorado no Brasil o dia do Arquiteto e Urbanista. A data foi instituída pela Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018, e homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design de uma construção. A história da humanidade construindo abrigos tem mais de 10.000 anos, ao longo desse tempo, a necessidade de construir foi destinada à profissão do arquiteto. Sendo assim, a arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto deste, sendo a palavra também usada para definir os estilos e métodos de projeto das construções de uma época. Em comemoração a data e em homenagem a esses profissionais que com criatividade, conhecimentos físicos e matemáticos  e sensibilidade, conseguem criar verdadeiras obras de arte, preparamos uma lista com 10 fatos interessantes e curiosidades sobre o universo da arquitetura.

10. Durante as primeiras quatro décadas dos Jogos Olímpicos modernos, 151 medalhas foram premiadas por música, pintura, escultura, literatura e arquitetura. O barão Pierre de Coubertin, que reviveu os jogos modernos e fundou o Comitê Olímpico Internacional, considerava a arte e arquitetura uma parte essencial da competição. A única condicionante: cada proposta tinha de ter relação com o esporte.

9. Atropelado por um bonde em 1926, o famoso arquiteto espanhol de 74 anos Gaudí faleceu logo em seguida ao acidente. Ele foi enterrado na Capela de Nossa Senhora do Carmen, localizada na Cripta da Sagrada Família em Barcelona. Uma de suas últimas obras ainda está em fase final de construção, trata-se do Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, na Espanha. A data estimada para o fim da construção é o ano de 2026. A construção iniciou em 1882.

8. O Bahrain World Trade Center, localizado em Manama é uma das construções mais fascinantes do mundo moderno, com suas torres geminadas de 240 metros de altura. Além de sua grandiosidade, a obra foi uma das primeiras a usar turbinas eólicas integradas no projeto. As três turbinas estão localizadas entre as duas torres e geram cerca de 15% da eletricidade consumida pelo complexo, tendo custado apenas 3% do orçamento total da construção, um equivalente a US$4,5 milhões.

7. O padrão Girih, usado por arquitetos islâmicos por centenas de anos, é matematicamente semelhante ao mosaico de Penrose, descoberto na década de 1970. O mosaico de Penrose recebeu o nome do matemático e físico Sir Roger Penrose, que utilizou um conjunto de cinco padrões de forma diferente para criar propriedades geométricas especiais. Arquitetos islâmicos criaram padrões Girih há mais de cinco séculos, mas foi somente em 2007 que os físicos Peter J. Lu e Paul J. Steinhardt demonstraram que existe muita compatibilidade com as propriedades matemáticas do mosaico de Penrose.

6. Os designers Christoph Rossner, Annette Paul e Andre Tempel conseguiram com a “parede do funil” (wall of the funnel) em Dresden, Alemanha, um dos edifícios mais fascinantes da arquitetura moderna: um edifício que produz música quando chove. O sistema de drenagem, calhas e funis constituem um emaranhado que juntos podem produzir sons de acordo com o fluxo de água em suas estruturas.

5. O edifício Seagram é um dos arranha-céus mais famosos do universo corporativo. Localizado em New York, ele se destaca entre as construções e é considerado um marco na história da arquitetura. Sua grande notoriedade está ligada ao fato da obra ter sido uma das primeiras a ter painéis de vidro instalados do chão ao teto, garantindo a consagração de um dos arquitetos mais famosos, Mies Van der Rohe.

4. Lin Huiyin é considerada a primeira arquiteta na China moderna. Ao lado de seu marido, Liang Sicheng, ela ajudou a criar o departamento de arquitetura na Universidade do Nordeste em Shenyang. Maya Lin, que projetou o Memorial dos Veteranos do Vietnã em Washington DC, é a sobrinha de Huiyin.

3. Que a Torre Eiffel em Paris é uma maravilha arquitetônica, isto é inegável. A torre também é um dos edifícios que pode aumentar sua altura ao longo do tempo. Todo verão, o prédio registra um aumento entre 6 a 15 centímetros como resultado da dilatação térmica do metal do qual é construída.

2. O carteiro francês Ferdinand Cheval passou 33 anos coletando pedras ao entregar as correspondências – e não apenas pedras, mas também um tipo especial de arenito endurecido moldado pelo tempo e pela água em formas maravilhosas. Com essas pedras, ele construiu o fantástico Le Palais Idéal, em Hauterives, que é considerado um excelente exemplo de Arte Naïve e que em 1969 foi designado como marco cultural.

1. O The Sims, que estreou em 2000, é um dos videogames mais populares da atualidade. Mas antes de se tornar um simulador de relações pessoais, o conceito original apresentava o jogo funcionando mais como o SimCity, ou seja, um simulador de arquitetura, no qual os jogadores desenhariam uma casa e os personagens autônomos testariam o sucesso do projeto.