Press "Enter" to skip to content

10 fatos valiosos que você não sabia sobre os diamantes

O diamante é uma forma alotrópica de cristal de carbono, com a fórmula química C. É uma forma triangular estável de carbono. Os diamantes são vendidos como gemas e têm alto valor agregado. Geralmente, o diamante cristaliza em uma estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente. Outra forma de cristais de diamante é o hexágono, que é incomum por natureza e tem uma dureza baixa. A diferença entre o diamante e outros alótropos é que cada átomo de carbono é heterozigoto e está conectado aos outros 4 átomos de carbono por meio de uma ligação covalente disposta em um tetraedro tridimensional. O diamante pode ser convertido em grafite, e o alótropo é termodinamicamente estável ao aplicar uma temperatura acima de 1500 ° C no vácuo ou em uma atmosfera inerte sob baixa pressão. Em condições ambientais, esta conversão é muito lenta e é ignorada.

Confira agora 10 curiosidades sobre essa fantástica pedra.

Por: Barbara Zani

10. Existe um planeta e uma estrela feitos de diamante

O planeta descoberto em 2004 pelos cientistas parece ser composto principalmente de carbono, e um terço dele é formado por diamante puro, esse planeta orbita uma estrela próxima da Via Láctea, e é chamado de “55 Cancri e”. A fantástica descoberta da existência de uma estrela que é essencialmente um diamante de 10 bilhões de trilhões de quilates. Essa estrela está localizada na constelação de Centauro, há 50 anos luz de distância da Terra.

9. Os diamantes são quase tão antigos quanto a Terra

Encontrados na natureza tem entre um a três bilhões de anos, sendo que a própria Terra é estimada em 4,5 bilhões de anos de idade.

8. O Brasil já foi o maior produtor de diamante do mundo

A Índia foi a primeira produtora de diamantes do mundo, começando nos anos 1400, quando os diamantes indianos começaram a ser vendidos em Veneza e em outros centros comerciais europeus.

7. Diamantes são quase indestrutíveis

Apesar do seu nome, e do diamante ser uma das substâncias naturais mais duras do mundo, ele não é indestrutível, tanto que pode ser lapidado.

6. O maior diamante do mundo pesava mais de 3 mil quilates

Ele foi descoberto em 1905 na África do Sul. O dono da mina e os líderes sul-africanos deram esse diamante ao rei Eduardo VIII, do Reino Unido. O Cullinan foi cortado em nove grandes diamantes, e em outros 100 menores.

5. O diamante era usado para se ter força e proteção

Os antigos romanos e gregos acreditavam que os diamantes eram lágrimas dos deuses, ou estilhaços das estrelas que caíam na Terra. Algumas culturas antigas também acreditavam que os diamantes davam força e coragem ao seu portador durante a batalha.

4.Os diamantes criados no laboratório e os naturais têm a mesma estrutura química

Os diamantes criados no laboratório, chamados de zircônia, possuem a mesma estrutura química e propriedades físicas que os diamantes extraídos da Terra.

3.É possível fabricar diamante a partir de cabelo ou de grama

Os diamantes podem ser produzidos a partir de qualquer substância orgânica, como cabelo, grama ou cinzas de pessoas. Esse processo feito em laboratório é chamado de HPHT, que é a sigla para alta pressão e alta temperatura.

2.Existem diamantes de diversas cores

Os diamantes podem se desenvolver em diversas cores, dependendo dos minerais que estão presentes à medida que são formados

1.A maioria dos diamantes não é usado para joias

Até hoje, 80% dos diamantes extraídos (cerca de 100 milhões de quilates) são utilizados para fins industriais de corte, perfuração, moagem e polimento.