Press "Enter" to skip to content

10 festas populares e tradicionais goianas

O estado de Goiás é rico em manifestações culturais em sua mais variadas formas, contando com festas populares e celebrações tradicionais folclóricas que atraem turistas do Brasil inteiro. O folclore goiano se formou a partir de uma mistura cultural de vários povos, como índios, portugueses e africanos. A influência religiosa católica também está fortemente presente nas tradições regionais. Preservado principalmente em municípios históricos como Pirenópolis e cidade de Goiás, as festas populares e manifestações folclóricas do estado são de tirar o fôlego. Confira abaixo uma lista com 10 das principais e mais famosas comemorações populares, tradicionais e folclóricas que fazem parte da cultura de Goiás.

10. Congada

A congada de Catalão é um festa brasileira que acontece desde 1876. Em 1820 escravos semi-libertos chegaram à Vila Catalão para trabalhar nas lavouras de café e trouxeram com eles sua crenças e costume. Dentre elas estava o louvor a Nossa Senhora do Rosário. A comemoração da congada mistura o catolicismo e os ritos africanos, sendo realizada até os dias de hoje da última sexta-feira de setembro ao segundo domingo de outubro.

9. Romaria do Muquém 

A romaria acontece anualmente de 5 à 15 de agosto, em Niquelândia, e celebra a crença em que Nossa Senhora da Abadia realizou uma série de milagres, ajudando escravos que conseguiram escapar com vida do quilombo, e alguns portugueses que eram pegos garimpando sem licença. Como forma da agradecimento a Nossa Senhora da Abadia, ergueu-se uma capela no local.

8. Canto da Primavera 

A festa passou a fazer parte do calendário de eventos goianos em 2000, ano em que foi realizada sua primeira edição. Trata-se de mostra musical brasileira, com a participação de artistas dos mias diferentes estilos do erudito ao sertanejo, do rock ao popular, mas sempre com destaque para as produções regionais. A festa não tem data fixa mas costuma ocorrer entre os meses de setembro e outubro na cidade de Pirenópolis.

7. Pecuária 

Com o nome oficial de Exposição Agropecuária do estado de Goiás, a popularmente chamada de Pecuária de Goiânia, é uma das maiores e mais tradicionais festas do estado, e uma das maiores do gênero sertanejo do país wue reúnes expositores, leilões, provas de montaria e shows durante o mês de maior.

6. FICA 

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é considerado o maior festival cinematográfico que aborda temas ligados ao meio ambiente. Sem data fixa, o FICA conta com edições anuais, normalmente realizadas no segundo o semestre.

5. Festival de Nova Veneza 

O Festival de Nova Veneza comemora as tradições italianas mantidas na cidade por meio do dialeto, da dança, da música e, principalmente, da gastronomia com saborosos pratos fortemente influenciados pela culinária trazida imigrantes durante a imigração em 1891. A grande quantidade de resquícios da imigração, torna a cidade reconhecida como a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. O evento anual é realizado na segunda quinzena de junho, e sua programação é voltada às tradições italianas, com atrações culturais, arte, história, shows, concursos, desfiles locais e muita gastronomia típica.

4. Folia de Reis 

Tradicionalmente vinda do folclore nacional, a Folia dos Reis costuma acontecer sempre após o Natal, indo até o dia 06 de janeiro. O evento celebra a Adoração dos Magos no momento do nascimento de Jesus Cristo, por meio de demonstrações da religiosidade popular.

3. Procissão do Fogaréu

Trata-se de uma das cerimônias mais tradicionais do Estado de Goiás, que une, a mais de 260 anos a religiosidade católica com o folclore goiano. O ritual ocorre durante a quinta-feira santa, na cidade de Goiás encenando a prisão de Jesus Cristo com início a 0:00. Para a realização do evento a iluminação pública é apagada e os farricocos iniciam a tradição ao som de tambores, na porta da Igreja da Boa Morte, localizada na praça principal da cidade.

2. Festa do Divino Espírito Santo

Considerada a maior manifestação popular na cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, sendo uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular. Foi registrada como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo IPHAN em 15 de abril de 2010, e acontece durante as festividades de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa reunindo diversas manifestações, como congadas, reinados, juizados, folias, queima de fogos, pastorinhas, missas etc.

1. Cavalhadas 

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa traz a encenação dramática da guerra religiosa entre mouros e cristãos. Além disso, o evento conta com a dança da Catira e culinária regional, com a farofa tradicional das tropas que adentraram o sertão.