Press "Enter" to skip to content

10 filmes brasileiros premiados no exterior

Por Lígia Saba 

O cinema brasileiro conta com diretores, atores e produções de grande qualidade e destaque, tendo em seu catálogo inúmeros filmes que fizeram sucesso no país e internacionalmente, sendo aclamados por críticos do mundo todo. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 produções do cinema brasileiro que foram indicadas e receberam premiações nos mais importantes festivais internacionais.

10. Aquarius (2016)

A produção do diretor Kleber Mendonça estrelada por Sônia Braga, foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes, tendo sido a única produção latino-americana que concorreu ao troféu. Além disso, venceu como melhor filme no Festival de Sidney, de Lima, Amsterdã e outros e foi incluído nas listas de melhores filmes de 2016 de diversos críticos brasileiros e estrangeiros.

9. Que Horas Ela Volta? (2015)

O filme protagonizado por Regina Casé e dirigido por  Anna Muylaert, estreou na Europa no Festival de cinema de Berlim, onde ganhou o Prêmio do Público de Melhor ficção na Mostra Panorama. No Festival de Sundance, nos Estados Unidos, o filme foi indicado ao Grande Prêmio do Júri e Casé e Camila Márdila, que interpreta sua filha no longa, dividiram um prêmio especial do júri por sua atuação.

8. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

A produção de Daniel Ribeiro foi escolhida como a melhor da mostra Panorama no Festival de Berlim, pelo voto da crítica e ganhou o prêmio Teddy, destinado a longas com temática homossexual, no mesmo evento. Também ganhou o prêmio de Melhor Filme na escolha do público no Festival de cinema de Guadalajara e levou o troféu em festivais especializados em produções LGBT em Honolulu, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Torino.

7. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

O filme dirigido por Marcelo Gomes fez sucesso no Festival de Cannes, onde levou o Prêmio do Sistema Educacional Francês. Além disso, ganhou o troféu de Melhor Filme Iberoamericano no Festival de Guadalajara, no México, e o prêmio principal no Festival de Santa Maria da Feira, em Portugal.

6. Carandiru (2003)

O filme de Hector Babenco foi um dos indicados à Palma de Ouro do Festival de Cannes. E venceu os prêmios principais do Festival de Cinema de Havana e do Festival de Cartagena.

5. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil, de Walter Salles, é um dos filmes brasileiros mais prestigiados de todos os tempos. Ele recebeu diversos prêmios pelo mundo, como o BAFTA e o Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na mesma categoria ao Oscar e ao Independent Spirit Award. A interpretação de Fernanda Montenegro, também lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz.

4. Cidade de Deus (2002)

Foi o único filme nacional que recebeu quatro indicações ao Oscar até hoje, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Além disso, foi indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA como melhor filme estrangeiro, sendo que, no segundo festival, levou o troféu de melhor edição. No Festival de Havana, levou os prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor fotografia e melhor montagem.

3. Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite é um dos filmes brasileiros mais polêmicos e bem-sucedidos de todos os tempos. Dirigido por José Padilha, o grande destaque do filme foi receber o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, em 2008.

2. O Que é Isso Companheiro? (1997)

A produção de Bruno Barreto foi indicada na categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar em 1998. Além disso, venceu o prêmio de melhor filme pelo público no American Film Institute e foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

1. Bacurau (2019)

O sucesso dirigido por  Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, além de ter sido premiado em diversos festivais de cinema e chegou a ser cogitado como possível candidato ao Oscar 2021.