Press "Enter" to skip to content

10 filmes com representatividade negra

Última atualização 12/12/2020 | 00:24

Você já parou para pensar que os negros não são representados nas produções audiovisuais? Mesmo a maior parte da população sendo negra, os filmes são cheios de pessoas brancas e quando os negros aparecem são em papeis ruins e sem muito tempo em cena.

Pensando sobre a representatividade, separei 10 filmes onde negros são os protagonistas. Força e superação, são temas principais das obras, assim como também é na vida real. Confira:

10. Estrelas Além do Tempo

 

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

9. Se a Rua Beale Falasse

 

Tish está esperando um filho enquanto luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas, a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.

8. A Cor Púrpura

 

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África.

7. Preciosa

 

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

6. Lionheart

 

Seu pai adoeceu. Agora, Adaeze tem de dividir a direção dos negócios da família com seu tio e provar seu valor em um mundo dominado por homens.

5. Confirmação

 

Em 1991, o então presidente George H. W. Bush nomeou o juiz Clarence Thomas para substituir o aposentado Thurgood Marshall na Suprema Corte americana. Durante as audiências de confirmação do juiz Thomas, porém, uma ex-colega sua, a advogada Anita Hill, testemunhou que ele a havia assediado sexualmente anos antes. As acusações de Hill provocaram uma tempestade de controvérsias e inspiraram o debate sobre a igualdade de gênero e os problemas enfrentados pelas mulheres em seus locais de trabalho.

4. Antônia

 

Quatro amigas que vivem na periferia de São Paulo tentam conquistar o sucesso formando um conjunto de música. Apesar do sonho das meninas começar a virar realidade, elas lidam com a realidade de um cotidiano de violência, machismo e pobreza.

3. O Ódio que Você Semeia

 

Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

2. Roxanne Roxanne

 

A rapper de batalha mais temida no início dos anos 80 em Nova York era uma adolescente feroz de 14 anos que vivia em Queensbridge. Com o peso do mundo sobre seus ombros, Roxanne Shanté corria as ruas para sustentar sua família e percorrer o caminho de se tornar uma lenda do hip-hop.

1. Dirty Computer

Divulgado em conjunto com um filme, batizado por Janelle como uma “emotion picture”, Dirty Computer traz a história de uma sociedade distópica, onde seres considerados “fora da norma” são computadores sujos, que passam por uma limpeza de suas memórias extravagantes para se tornarem membros pacíficos da sociedade