Press "Enter" to skip to content

10 filmes para refletir sobre a escravidão

A escravidão teve inicio no século XV, quando os portugueses começaram a traficar negros, após a exploração da África e colonização das Américas. Foram três seculos, de muita injustiça, dor, luta e resistência no Brasil que se desenvolveu através de mão de obra de escravos.

É importante entender a nossa historia e origem para podermos entender de que forma o passado reflete no nosso futuro. Pensando em contribuir para que vocês conheçam um pouco do que foi esse período, eu separei 10 filmes para reflexão.

 

10. Amistad (1997)

Uma representação épica de uma batalha sobre um navio cheio de escravos que se revoltam contra seus captadores em alto mar e ancoram em solo americano. Inicialmente, o argumento nas cortes era sobre o problema da propriedade e posse. Gradualmente, os advogados de defesa entendem que a humanidade dos homens vira mercadoria através da escravidão.

09. 12 anos de Escravidão (2013)

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

08. Doce País (2017)

Sam, um aborígene de meia-idade, trabalha para um pastor no interior do Território do Norte da Austrália. Um veterano de guerra se muda para um posto militar nos arredores e Sam e sua família são enviados para ajudá-lo em uma reforma.

07. Quilombo (1984)

Ganga Zumba, um príncipe africano e ex-escravo fugido, se torna o líder do Quilombo de Palmares. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta suas ideias conciliatórias, enfrentando o maior exército jamais visto na história brasileira.

05. Manderlay (2005)

Em 1933, uma jovem mulher chamada Grace e seu pai descobrem uma fazenda no Alabama, cujos habitantes vivem como se a escravidão nunca tivesse acontecido. Sentindo a necessidade de ajudar estas pessoas, Grace tenta libertá-las. Com quatro colegas de seu pai e um advogado, ela enfrenta a difícil tarefa de reconstruir o lugar conhecido como Manderlay.

04. Besouro (2009)

Besouro era o sobrenome do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira. O filme conta a história deste órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira, disciplina criada por escravos africanos que eram proibidos de utilizar armas.

03. As Aventuras de Huck Finn (1993)

O corajoso menino Huck Finn finge a sua própria morte para escapar de seu pai, que está atrás da herança que sua mãe lhe havia deixado. Finn encontra o amigo Jim, um escravo fugitivo. Juntos, eles embarcam numa jornada ao longo do rio Mississipi em rumo à liberdade, vivendo aventuras fantásticas.

02. Lincoln (2012)

Ao mesmo tempo em que se ocorria a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte, o presidente Abraham Lincoln, tinha de tratar de uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

01. Quanto Vale, ou É Por Quilo? (2006)

O filme faz uma comparação com tráfico de escravos do século 17, ao mesmo que critica as ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.