Press "Enter" to skip to content

10 filmes que abordam sobre o HIV

Última atualização 01/12/2020 | 22:42

Por: Geisa Peixoto

No dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e segundo o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2020, divulgado hoje (1),  pelo Ministério da Saúde, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil.

Em 1981 apareceram os primeiros casos de Aids no mundo e de lá pra cá já tivemos diversos avanços, inclusive para reduzir o vírus a níveis indetectáveis sem a capacidade de transmissão. Apesar desse salto tão importante, ainda hoje existe um tabu da sociedade em falar sobre doenças sexualmente transmissíveis, e é por isso, que separei 10 filmes com uma temática voltada para a Aids.

Produções que relatam a luta diária de pessoas que são portadoras do vírus. Algumas indicações são antigas, fazendo com que você possa perceber como os estudos e a ciência se desenvolveram. Entre elas está “Cazuza”, que conta a historia do maior ícone do rock brasileiro, que mesmo após o diagnostico, lutou até o fim.

10. Código de Honra 

Mike é um advogado viciado em drogas que trabalha ao lado de Paul, um homem de família que espera o primeiro filho. Sócios, os dois aceitam o caso de Vicky Rogers, uma enfermeira contaminada pelo vírus HIV que defende a comercialização de uma inovadora agulha retrátil. Os dois advogados começam, então, uma batalha jurídica contra um grupo de saúde, mas o que eles não esperavam era ter que lidar com a enorme máfia da indústria farmacêutica.

9. Cazuza 

A trajetória profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela aids.

8. Clube de Compras Dallas 

Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas, foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas alguns meses de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e, procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

7. Boa Sorte, João 

João é um adolescente com vários problemas de comportamento. Depois de ser diagnosticado com depressão, sua família decide interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite, uma paciente portadora do vírus HIV, em fase terminal. Os dois se apaixonam e vivem um intenso romance. Apesar de saber que Judite pode morrer a qualquer momento, João passa a ver a vida de outra forma, ao mesmo tempo que dá um novo sentido para a vida de sua amada.

6. Um lugar para Annie

O longa de 1994 reconta a história de Annie, que com três meses de idade foi abandonada em uma clínica pela mãe viciada depois de ser diagnosticada com AIDS. Como não surgem pessoas com interesse em adotar uma criança soropositiva, Annie é designada a um hospital em que os indesejados são “descartados”. Revoltada com a situação, a enfermeira Susan decidi ficar com Annie e cria-la como sua.
5. A cura

Nesse longa de 1995, dito como um dos mais tocantes da época, Erick é um garoto solitário que faz amizade com Dexter, um menino de 11 anos soropositivo. Os dois encontram um artigo sobre um médico de Nova Orleans que diz ter descoberto a cura da AIDS. Esperançosos, os dois embarcam em uma viagem para procurar dito médico e encontrar a cura que Dexter tanto precisa.
4. Meu querido companheiro

https://www.youtube.com/watch?v=XsQlRX8xufA

O primeiro filme a tratar da AIDS/HIV, assunto muito polêmico para a época de 1990, foca em três casais homossexuais, o surgimento da doença e as dificuldades do pós-diagnóstico. “Meu querido companheiro” representa a doença de forma direta, trazendo reflexões sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
3. Jeffrey – De caso com a vida

https://www.youtube.com/watch?v=lp1DKABISlM

Drama independente de 1995, o filme conta a trajetória de Jeffrey, um garçom que sonha em ser ator. Devido à epidemia de AIDS dos anos 90, ele decide encerrar sua vida sexual. No entanto conhece Steve, que parece ser o homem de sua vida. Porém Steve é portador do vírus HIV, o que leva Jeffrey a grandes reflexões sobre investir em seu relacionamento com uma pessoa que pode ter vida curta e também se conseguirá lidar com a possível perda de Steve pela doença.
2.  Filadélfia

O advogado Andrew trabalha num conceituado escritório de advocacia. Quando descobre que é portador do vírus HIV, é despedido sumariamente. Ele então contrata os serviços de outro advogado para processar a companhia.

1. Cartas para além do muro

Saiba mais sobre a trajetória do HIV e da Aids, com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas e pacientes, além de farto material de arquivo. Do pavor inicial às campanhas de conscientização, passando pelo estigma imposto às pessoas vivendo com HIV, veja como a sociedade encarou essa epidemia em sua fase mortífera ao longo de mais de duas décadas.