Press "Enter" to skip to content

10 filmes sobre ballet

Por: Geisa Peixoto

O Ballet surgiu na Itália, durante o período renascentista no século XV e se desenvolveu na Inglaterra, Rússia e França. É um estilo de dança que exige muita disciplina e força. As bailarinas estãos empre superando seus medos e obstáculos.

Pensando em conhecer um pouco mais sobre esse estilo de dança, separei 10 filmes sobre o ballet para você apreciar. Arrasta o sofá da sala e venha conferir um pouco mais sobre esse clássico estilo de dança.

10. Os sapatinhos vermelhos

Vicky Page é uma aspirante a bailarina dividida entre a dedicação à dança e a vontade de amar. Seu empresário exige dedicação exclusiva ao balé, mas Vicky se apaixona por Julian Craster e acaba tendo que escolher entre sua carreira e o romance.

09. Cisne Negro

Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima ballerina para a produção de estreia de “O Lago dos Cisnes”, Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.

08. Momentos de decisão

O balé uniu duas mulheres que, desde pequenas, apesar da distância e do tempo, continuam amigas. Emma fez da dança sua vida enquanto Deedee largou tudo para construir uma família.

07. Center Stage

Uma dúzia de adolescentes começaram seu treinamento para a renomada Academia de Balé Americana, onde eles encontram um tremendo estresse físico e mental quando tentam uma vaga na notória companhia de dança. Jody Sawyer tem talento mas as proporções erradas, a impetuosa Eva Rodriguez não consegue se comunicar bem com os seus instrutores e Maureen está tendo dificuldades lidando com os altos e baixos emocionais que acompanha a escola de balé.

06. Billy Elliot 

A vida de um menino, filho de mineiro, muda quando ele assiste a uma aula de balé. O garoto que tem um talento natural para a dança fica dividido entre sua inesperada paixão e os problemas de sua família, que é contra sua nova atividade.

05. Noites Brancas

Noites Brancas é uma obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O livro que mais aproxima Dostoiévski do romantismo, foi escrito em 1848, antes de sua prisão. Como personagem central se tem o Sonhador, que em uma das noites brancas da capital São Petersburgo apaixona-se por Nástienka.

04. Luzes Ribalta

Deprimida com a sua carreira de dançarina, Terry tenta se suicidar, mas é salva por Calvero, um pobre, que era um famoso palhaço. Calvero ajuda Terry e, no processo, recupera sua auto-estima também. Quando Terry propõe casamento, Calvero acha que a diferença de idade é grande demais e vai embora para se tornar um palhaço de rua. Terry então começa um relacionamento um compositor jovem e promissor.

03. O quebra-nozes 

Clara, uma jovem esperta e independente, perde a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por seu padrinho. Ela decide então iniciar uma jornada de resgate que a leva pelo Reino dos Doces, o Reino das Neves, o Reino das Flores e o sinistro Quarto Reino.

02. O corvo branco 

Biografia do lendário bailarino russo Rudolf Nureyev, conhecido por quebrar grandes barreiras entre o balé clássico e o moderno, além de ter ajudado a transformar o papel do homem na dança.

01. A Bailarina 

Uma sonhadora menina órfã toma uma atitude arriscada: fugir para Paris e realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá, ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras.