Press "Enter" to skip to content

10 filmes sobre dança

Hoje, dia primeiro de setembro, é comemorado no Brasil o dia nacional da bailarina e do bailarino. A data homenageia os dançarinos e dançarinas de ballet, estilo de dança que surgiu no século XV na Europa renascentista e que atingiu seu auge durante o século XIX. Para celebrar a data e homenagear os bailarinos preparamos uma lista com 10 filmes que abordam a dança como tema principal.

10. O grande passo

Yeh Ballet é um filme original da Netflix escrito e dirigido por Sooni Taraporevala e produzido por Siddharth Roy Kapur. Na trama, descobertos por um excêntrico professor de balé, dois jovens de Mumbai escapam a intolerância e o julgamento da sociedade ao perseguirem seus sonhos.

9. Fama 

O filme, lançado em 1980, conta a história de cinco alunos muito talentosos da High School of Performing Arts, de Nova York, que enquanto se preparam para a carreira no mundo artístico,  estudam duro para se sobressair academicamente também.

8. Cisne Negro

Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide que a produção de estreia será “O Lago dos Cisnes”, Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.

7. Sob a luz da fama 

Uma dúzia de adolescentes começaram seu treinamento para a renomada Academia de Balé Americana, onde eles encontram um tremendo estresse físico e mental quando tentam uma vaga na notória companhia de dança. Jody Sawyer tem talento mas as proporções erradas, a impetuosa Eva Rodriguez não consegue se comunicar bem com os seus instrutores e Maureen está tendo dificuldades lidando com os altos e baixos emocionais que acompanha a escola de balé.

6. Billy Elliot

A vida de um menino, filho de mineiro, muda quando ele assiste a uma aula de balé. O garoto que tem um talento natural para a dança fica dividido entre sua inesperada paixão e os problemas de sua família, que é contra sua nova atividade.

5. Dança comigo?

Mesmo tendo uma ótima carreira e uma família adorável, o advogado John Clark sente falta de algo em sua vida porque vive uma rotina que o sufoca. Uma noite, voltando do trabalho, ele percebe uma mulher atraente em um estúdio de dança e decide se matricular na classe. Enquanto Clark encontra um novo interesse em sua vida, sua esposa Beverly suspeita da sua ausência frequente, mas mesmo assim ele decide manter sua dança em segredo.

4. Dirty Dancing – Ritmo Quente

Na esperança de curtir sua juventude, uma jovem fica decepcionada ao descobrir que vai passar o verão de 1963 com os pais em um resort na sonolenta região de Catskills. Mas sua sorte muda quando ela conhece o instrutor de dança do resort, Johnny, um rapaz com um passado bem diferente do dela. Quando ele a coloca como sua nova parceira, os dois acabam se apaixonando.

3. Ela Dança, eu danço

Ela Dança, eu danço é uma franquia multimídia americana de filmes de dança romântica criada por Duane Adler. A franquia inclui cinco filmes e uma série de televisão.

2. A Última Dança 

O filme, que traz astros como Patrick Swayze e Lisa Nieme, é um musical que explora todos os dotes artísticos do casal. Acompanhe a história de uma companhia de dança que perde seu diretor artístico e para não falir será necessário chamar os três dançarinos originais que começaram tudo e deram projeção à empresa.

1. No balanço do amor 

O filme é sobre Sara (Julia Stiles) que vive numa cidade pequena, mas que tem um sonho de se tornar bailarina. Quando sua mãe morre de repente, ela precisa abandonar seus planos e morar com o pai em Chicago. Lá, descobre o amor e um novo estilo de dança.