Press "Enter" to skip to content

10 filmes sobre o Nazismo

Por: Geisa Peixoto

Durante o período do holocausto, mais de 6 milhões de judeus morreram, a mando dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Liderado por Hitler, o massacre ocorreu em diversos campos de concentrações instalados pela Alemanha.

Muitas obras cinematográficas, retaram como foi esse período. Cheio de perseguição contra homossexuais, deficientes, soviéticos e os judeus, que foram escravizados até o ultimo dia de vida. Pensando em contextualizar esse período infeliz, eu separei 10 indicações para você entender melhor, como aconteceu esse genocídio em massa. Prepare os lencinhos, pois são narrativas tristes.

10. Olga

O filme brasileiro, baseado na obra de Fernando Morais, Olga, narra a verdadeira história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.

09. O pianista 

Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.

08. Noite e Neblina

https://www.youtube.com/watch?v=JBGWJ9FDwRs

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente.

07. O Menino do Pijama Listrado

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

06. Cinzas de Guerra

Cinzas da Guerra (2001) - Apaixonados por História

O judeu Miklos Nyiszli trabalha como patologista em Auschswitz em plena 2a. Guerra e vive atormentado pelo dilema de ter que exterminar o seu próprio povo. Ele se reúne a outros judeus na mesma situação para se insurgir contra os nazistas.

05. O trem da vida

Em 1941, em plena perseguição nazista, os habitantes de uma pequena aldeia judaica na Europa Central conseguem organizar a falsa deportação deles próprios por trem, para conseguir escapar do exército alemão e seguir rumo à Palestina e à liberdade.

04. A vida é bela 

https://www.youtube.com/watch?v=V7sukh3LCJM

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

03. Bent 

Na Alemanha nazista, judeus e homossexuais foram igualmente perseguidos, isolados e assassinados. Um homem gay luta para sobreviver em um campo de concentração, onde enfrenta desafios físicos e psicológicos. Ali, o amor vai transformá-lo.

02. A lista de Schindler 

O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

01. A queda! Os últimos dias de Hitler

Em 1942, o jovem Traudl Junge tem o que parece ser a melhor profissão do mundo: ele é secretário de Hitler. Três anos depois, o império se resume a um abrigo subterrâneo e, de lá, Traudl narra os últimos dias da vida de do ditador.