Press "Enter" to skip to content

10 Filósofos mais importantes da História

Por: Estefhanny Garcia

A filosofia moldou o mundo, da ciência a política, os grandes filósofos desafiaram o mundo como víamos as coisas. Muitas citações importantes ditas na atualidade foram escritas por grandes filósofos do passado, infelizmente muitas pessoas não conhecem ou confundem quem inventou essas citações. Que tal conhecer alguns desses atores? Confira a seguir a lista dos 10 Filósofos mais importantes da História.

 

10 – Aristóteles

Estudante de Platão na Grécia antiga, Aristóteles contribuiu para inúmeras áreas incluindo metafísica, lógica, poesia, linguística e governo. Ele é considerado um dos filósofos mais conhecidos da história.

 

9 – Platão

Como já dito, Platão era professor de Aristóteles, ele era famoso por fundar a Academia de Atenas. Essa foi a primeira instituição de ensino superior no mundo ocidental.

 

8 – Sócrates

Você já conheceu o aluno mais famoso de Sócrates, Platão, mas e Sócrates? O filósofo é famoso pelo método socrático, no qual uma série de perguntas é feita para levar o ouvinte a uma conclusão. Sócrates nasceu em 469 a.C em Alópece, se formou em filosofia na Grécia antiga e faleceu em 399 a.C.

 

7 – Laozi

Filósofo Chinês do século VI a.C, Laozi fundou o Daoísmo. Sistema de crenças que se concentra no “Dao”. Basicamente, envolve ação por inação, de certa forma, isso era o oposto das filosofias muito ativas de Confúcio. As ideias de Laozi, no entanto, continuaram a influenciar o confucionismo, o budismo e outras áreas da sociedade chinesa.

 

6 – Gottfried Wilhelm Leibniz

Junto com Descartes, Leibniz é um pensador idealista bem conhecido. Seu treinamento como engenheiro o levou a acreditar que a mente não podia ser uma máquina mesmo muito complicada. Em vez disso, ele acreditava que o mundo inteiro incluindo a mente era feito de forças imateriais que ele chamava de mônadas, Leibniz nasceu em julho de 1646 na Alemanha, se formou na Universidade de Leipzig, Universidade de Altdorf, Universidade de Jena, vindo a falecer em novembro de 1716 em Hanôver também na Alemanha.

 

5 – Jean-Jacques Rousseau

Nascido na Suiça, Rousseau é famoso por seu argumento de que as pessoas eram mais livres em seu estado natural, basicamente anarquia do que na sociedade. Rousseau tornou-se conhecido pela sua resposta á pergunta “A ciência e a arte tornam os humanos menos morais?” Sua resposta, que tornou os humanos menos morais, surpreendeu as pessoas. O filósofo argumentou que os avanços na ciência apenas criaram mais desigualdade e deram ao governo mais poder.

 

4 – Siddhartha Gautama Buddha

Possivelmente o filósofo indiano mais famoso, Buda concluiu que todo sofrimento humano é causado pelo desejo de permanencia em um mundo onde nada é permanente. Buda nasceu em Abril de 563 a.C. no Nepal e faleceu em Kushinagar na Índia.

 

3 – George Berkeley

Berkeley foi um filósofo irlandês conhecido por pregar que o mundo material pode não existir. Ele sugeriu que pode haver apenas um monte de ideias na mente de Deus. Berkeley nasceu em março de 1685 no condado de Kilkenny na Irlanda e faleceu em janeiro de 1753 no Reino Unido.

 

2 – Ayn Rand

Nascida na Rússia, mas se mudando para os EUA, Ayn Rand era um forte defensor da razão e do capitalismo laissez-faire. Isso significava que ele acreditava na forma de capitalismo em que o governo não interfere. Suas ideias moldaram fortemente o libertarianismo e conservadorismo modernos. Rand nasceu em fevereiro de 1905 em São Petersburgo na Rússia, falecendo em março de 1982 em Nova York nos Estados Unidos.

 

1 – Simone de Beauvoir

Embora nunca considerada filósofa, Beauvoir foi uma autora francesa que influenciou fortemente o feminismo e o existencialismo.