Press "Enter" to skip to content

10 flores exóticas

Última atualização 20/05/2021 | 21:59

Por Lígia Saba 

Decorar a casa com flores exóticas é uma maneira de deixar a decoração ainda mais bonita e personalizada. Embora nem todas as flores exóticas, que possuem pétalas em formatos inusitados e colorações únicas, sejam fáceis de encontrar ou possuam condições de ser cultivadas em casa, algumas já são encontradas com facilidade no Brasil, e muitas vezes se adaptam bem a diferentes tipos de ambiente. Por isso, preparamos uma lista com 10 nomes de flores exóticas para se inspirar na hora de montar sua decoração.

10. Peônia 

Paeonia é um género de plantas com flor, frequentemente considerado como o único da família monotípica Paeoniaceae. O género tem ampla distribuição natural nas regiões temperadas do Hemisfério Norte, estando presente na Eurásia, Norte de África e oeste da América do Norte. Como essa flor não se adapta ao clima tropical do Brasil, trata-se de uma flor rara. Você até pode encontrá-la em floriculturas, mas por preços bem altos.

9. Protea 

A protea é outra flor exótica que conquistou o coração dos amantes de decoração. Ela é nativa da África do Sul e representa a transformação e esperança.  Apesar de ser uma das flores exóticas mais bonitas do mundo, por conta da sua fama, agora é mais fácil encontrá-la aqui no Brasil e usa-la decorar sua casa, festa ou jardim.

8. Vitória Regia

É uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica. Possui uma grande folha em forma de círculo (podendo chegar até 2,5 metros diâmetro) que fica na superfície da água, sendo considerada a maior planta aquática do mundo. O interessante dessa flor exótica é que ela abre apenas à noite e permanece branca até às 9 horas da manhã seguinte. Depois, a flor ganha uma tonalidade rosada que chama a atenção.

7. Orquídea Fantasma 

É uma orquídea myco-heterotrófica resistente sem clorofila, e uma das flores exóticas e raras mais bonitas que existe! Recebe fama por sua aparência imprevisível, em muitas localidades, foi visto apenas uma vez. É encontrado em florestas de faias, carvalhos e pinheiros. Geralmente a orquídea fantasma floresce em Cuba e na Flórida, mas como a floração é imprevisível, não é muito fácil de encontrar uma flor dessa ao vivo.

6. Orquídea Sapatinho 

São popularmente conhecidas como Sapatinhos ou Sapatinhos-de-Venus pelo fato de seu labelo geralmente apresentar aparência de concha ou saco, que lembra um sapato. É bem delicada e diferente, uma ótima opção para decorar a casa! Ao contrário de outras flores citadas acima, a orquídea sapatinho é mais comum aqui no Brasil.

5. Jade vine

Trata-se de uma espécie de liana perene leguminosa, endêmica das florestas tropicais das Filipinas, com caules que podem atingir até 18 m de comprimento. Também conhecida como trepadeira jade, essa flor exótica possui uma cor semelhante à pedra preciosa Jade.

4. Flor de açafrão 

Quem gosta de flores roxas vai se encantar pela exótica flor de açafrão. O interessante dessa flor é que seus estames são cultivados para fazer uma das mais caras especiaria do mundo: o açafrão.

3. Dicente

O que mais chama a atenção nessa flor é o seu formato que lembra um coração, o que faz com que seja conhecida popularmente como “coração sangrento”. Ela floresce nos primeiros dias de primavera e as flores duram até o verão, caso estejam em local protegido do calor. É uma flor exótica que gosta de umidade no solo e no ar, por isso, é interessante colocar o vaso num local meia sombra e borrifar água fria na folhagem para deixá-la bem úmida.

2. Trombeta dos anjos 

A trombeta dos anjos é uma flor encantadora no formato de pêndula, que além de lida e delicada exala um ótimo perfume, e pode chegar a 30cm de comprimento. Apesar de linda, a trombeta dos anjos é uma flor tóxica e narcótica, que deve ser plantada longe de crianças e animais.

1. Lírio Sapo

A flor lírio sapo parece com uma estrela do mar e é originária do Japão, Sua fama no Brasil se deu principalmente em função de coloração diferenciada, cheia de pequenas manchas rosas.