Press "Enter" to skip to content

10 fobias estranhas

  Por Lígia Saba 

Seja causado por filmes de terror ou por fantasias que o escuro provoca, o medo é inerente ao ser humano e foi um fator evolutivo essencial para a sobrevivência da espécie. No início da vida humana na Terra, o medo foi a emoção que nos manteve vivos diante de situações de perigo. Um pouco piores do que o medo, as fobias são um tipo de perturbação da ansiedade, caracterizada por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação.  É um tipo de distúrbio psicológico, no qual o paciente sente repulsa, um medo persistente e incontrolável de algo específico ou de determinada situação. Existem diversas fobias famosas, como a aracnofobia, mas também existem fobias estranhas que quase ninguém conhece. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 das fobias mais estranhas existentes, e que você provavelmente ainda não ouviu falar.

10 . Antofobia

O antofobia é uma doença que se caracteriza pelo medo irracional, excessivo e incontrolável de flores. As pessoas que sofrem desse distúrbio experimentam altos sentimentos de ansiedade sempre que são expostas a esses tipos de elementos. O indivíduo pode ter medo de flores específicas ou de características das flores em geral.

9. Globofobia 

A fobia de balão ou globofobia é o medo de balões. A fonte do medo pode ser o som de balões estourando. Geralmente, os globofóbicos se recusam a tocar, sentir ou chegar perto de um balão por medo de que ele estoure.

8. Nomofobia

Já se sentiu ansioso quando teve que passar muito tempo longe do celular? Esse sentimento tem nome: nomofobia. Trata-se do medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral. Essa fobia está relacionada ao vício em tecnologias como computadores e videogames. Quanto maior a dependência digital, maior a fobia.

7. Espectrofobia

Quem tem essa fobia teme algo visto como normal pela maioria das pessoas: olhar o próprio reflexo no espelho. A explicação para essa fobia tem raízes remotas, já que ela tem relação com a crença antiga de que reflexos tinham a ver com misticismo e superstições.

6. Caetofobia

Para quem sofre de caetofobia, Rapunzel, a princesa de longos cabelos dos contos de fadas, seria um verdadeiro monstro. É que os caetofóbicos morrem de medo de pessoas muito peludas ou com muito cabelo. Em geral, essas pessoas cortam os cabelos bem curtos ou raspam, e jamais deixam que ninguém toquem essas áreas.

5. Turofobia

Para a maioria das pessoas, queijo é um ingrediente bastante gostoso, mas, para outras, é um alerta de perigo. A turofobia nada mais é do que o medo excessivo de queijo. Quando estão perto da iguaria, as pessoas que têm essa fobia chegam a apresentar crises de ansiedade.

4. Filemafobia

Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém. A aversão é tanta que essas pessoas podem até apresentar sintomas como tremedeira, boca seca e enjoo.

3. Cromofobia

É o medo irracional, persistente ou uma aversão que algumas pessoas sentem em relação as cores. Nesse caso, existem também os medos de cores específicas, como a leucofobia, que é o medo excessivo da cor branca.

2. Aritmofobia

Muita gente vai dizer que se identifica com a aritmofobia, que nada mais é do que a fobia de números e de matemática, de modo geral, mas a verdade é que quem realmente tem aritmofobia sofre muito com o transtorno.

1. Ablutofobia

Ablutofobia é um medo incomum de tomar banho ou lavar-se.  Além do básico medo de tomar banho, este distúrbio pode desencadear um medo intenso de lavar o cabelo e fazer a limpeza do corpo. Aqueles que tem medo de tomar banho, podem sofrer grandes efeitos colaterais da sua fobia.