Press "Enter" to skip to content

10 formas de ajudar uma pessoa com ansiedade

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento menta e corporal

A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. Pode-se sentir ansioso a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente; pode-se ter ansiedade às vezes, mas tão intensamente que a pessoa se sentirá imobilizada.

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas nesta quinta-feira, 23, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Pesam nesse cenário, dizem especialistas, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida em grandes cidades. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. A pesquisa, que ouviu com 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade, foi divulgada nas redes sociais.

Em vista desses dados confira as 10 melhores maneiras de agir diante a uma pessoa ansiosa

Por: Bárbara Zani 

10- Deixe o otimismo de lado

Por mais que seja uma boa intenção, na hora da crise de ansiedade ninguém quer escutar frases de apoio como “tudo vai dar certo” ou “vai passar”. A pessoa que  é ansiosa tende a se irritar ainda mais quando escuta essas frases, devido ao fato de interpreta como se o outro estivesse menosprezando o seu problema.

9- Evite “dar um tranco”

Não adianta pressionar ou tentar fazer com que o outro reaja diante de trancos. As vezes pode piorar, o importante é oferecer apoio, pois do contrário só fará com que a pessoa se sinta desvalorizada.

8- Escute mais

A principal ajuda que pode se dar a uma pessoa que está em crise ou é ansiosa é ouvir mais do que falar. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo é importante que escute e tenha paciência e seja cuidadoso com as palavras para que a pessoa não se senta diminuída.

7- Demonstre preocupação de verdade

Independentemente da proporção da crise, mantenha um diálogo afetuoso.  Uma crise dura, em média, 25 minutos, portanto, continue ao lado da pessoa.

6- Distraia a pessoa com boas lembranças 

Tente desviar a atenção da pessoa em crise com assuntos aleatórios, coisas boas que já foram vivenciadas ou que estão planejadas, tais como uma viagem.

5- Distraia a pessoa com boas lembranças 

Tente desviar a atenção da pessoa em crise com assuntos aleatórios, coisas boas que já foram vivenciadas ou que estão planejadas, tais como uma viagem. A distração é fundamental para que a pessoa vá se acalmando e conseguindo ir liberando o execrado de pensamento que passa naquele momento na sua cabeça.

4- Chame-o para dar uma caminhada

O ansioso pode não ter disposição para fazer algum tipo de atividade mais divertida ou prazerosa, porém, vale a pena oferecer alternativas como fazer uma caminhada ou dar uma volta, para respirar novos ares.

3- Não ofereça bebida

Ainda que o álcool pareça relaxante, não é a melhor alternativa. Pois, sempre que a crise de ansiedade surgir, a bebida pode ser associada como uma forma de alívio. 

2- Elimine expectativas 

Não faça suspense. Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas.

1Saiba identificar uma crise de ansiedade

É  de extrema importância se você convive com alguém que tenha ansiedade saber reconhecer uma crise de ansiedade é importante para prestar apoio e não ignorar o momento. Um dos primeiros sinais pode ser a agitação física: balançar pernas e braços, caminhar de um lado para o outro, parecer ofegante, apresentar tremo