Press "Enter" to skip to content

10 fotos mais famosas da história

Por Lígia Saba 

A história da fotografia é marcada por muitos clichês que permaneceram gravados na memória de todos ao redor do mundo. Grandes reportagens de fotojornalismo, fotografia digital, fotografia de moda, paisagem, retratos, eventos históricos ou fotografia artística: todos os estilos de fotos fazem parte do ranking dos mais famosos cliques da história da fotografia. Pensando nisso, para contar um pouco mais sobre a história da fotografia e trazer informações sobre fotos que percorreram o mundo em diferentes épocas e com diferentes estilos, preparamos uma lista com 10 das fotos mais famosas e conhecidas da história da fotografia. Vem conferir!

10. Mãe migrante

Um ícone da Grande De­pressão Americana de 1930 e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. O clique foi feito pela fotografa norte americana, Dorothea Lange em 1936. Até onde se sabe a foto mostra Florence Owens Thompson, uma mulher de 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos.

9. Autoimolação 

Em 11 de Junho de 1963 durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo, o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Thich Quang Duc virou um mártir da resistência à guerra na Ásia. O clique foi feito pelo jornalista e fotografo norte americano, Malcolm Browne.

8. Execution of a Viet Cong Guerrilla

Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. O clique foi feito em 1968 pelo fotógrafo e fotojornalista estadunidense, Eddie Adams, conhecido por retratos de celebridades e políticos e pela cobertura de 13 guerras.

7. A menina do napalm

Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973, a foto foi tirada em 1972 pelo fotógrafo vietnamita, Nick Ut, e é considerada a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo.

6.  Massacre da Praça da Paz Celestial

A imagem mais famosa da revolta estudantil chinesa de 1989, mostra um jovem solitário e desarmado invadindo a Praça da Paz Celestial e anonimamente fazendo parar uma fileira de tanques de guerra. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos até hoje. A foto foi tirada pelo fotógrafo norte americano Jeff Widener, em 1989.

5. Che Guevara 

Guevara participava de um memorial às vítimas de uma explosão de barco que havia matado 136 pessoas, quando foi fotografado por Alberto Korda, em 5 de março de 1960. Embora a autoria da foto seja de Korda, a imagem foi imortalizada pelo artista irlandês, Jim Fitzpatrick, que criou uma estampa em monotipia baseada na foto e a colocou em domínio público.

4. O beijo da Times Square

Era 14 de agosto de 1945 o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou o beijo entre um marinheiro e uma suposta enfermeira no meio da Times Square. Batizado de V-J Day in Times Square, o retrato marca o fim da segunda guerra mundial.

3. Menina afegã

Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. O clique feito pelo fotografo Steve McCurry, em 1984, se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002 Steve reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental.

2. Einstein

A foto que se tronou uma das mais famosas do mundo foi tirada pelo fotografo Arthur Sasse em 1951. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, Einstein mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio.

1. Os Beatles

Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969. A fotografia que imortalizou o fotógrafo escocês Iain Macmillan foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Existem teorias de que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua londrina.